Projeto reúne 30 bordadeiras

 

A Cooperativa de Bordadeiras Bordana surgiu em 2010 a partir de uma iniciativa de Grace de Oliveira, 43, que criou o Instituto Ana Carol em homenagem à sua filha, Ana Carolina, que morreu em 2007 aos dez anos de idade, vítima de leucemia, e sonhava em ser estilista. Presidente da entidade, Grace comemora o crescimento do projeto, que reúne cerca de 30 bordadeiras.

“Nossos encontros, na Associação dos Moradores, começaram a atrair as mulheres que buscavam formação e uma fonte de renda alternativa. Começamos a discutir formas de melhorias de vida, para lutar contra violência à mulher e outras questões como filhos, divórcio e família”, descreve ela.

As cooperadas, que moram no mesmo bairro, o Conjunto Caiçara, conciliam sua rotina doméstica com uma atividade nas quais elas faturam conforme a produção. Normalmente, as mulheres cooperadas se reúnem após as 18 horas e também aos sábados.

Desde 2010, a cooperativa já passou por cursos de profissionalização oferecidos pelo Sebrae, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e por um projeto de extensão de incubadoras de cooperativas da Universidade Federal de Goiás. A Bordana também foi finalista, em 2011, do Prêmio Movimento Natura Acolher e pré-finalista do Prêmio Anu, da Central Única das Favelas (Cufa), em 2012.

Parceria com UFG

Grace de Oliveira explica que a parceria com o curso de Design de Moda da UFG foi essencial porque o grupo “começou a enxergar novas possibilidades profissionais e a perceber o mundo com outras abordagens”. Ela explica que gestão de produção, planejamento e criação foram alguns dos tópicos assimilados durante os encontros. Maristela Novaes, professora do curso de Design de Moda UFG e coordenadora do projeto de parceria com as bordadeiras, iniciado há um ano, explica que o curso ministrado para as bordadeiras totalizou 96 horas e contou com a participação de alunas e ex-alunas de Design de Moda.

Segundo Maristela, a parceria, firmada também como uma ação de extensão para a comunidade, faz parte do Programa WP4, do projeto europeu Alfa Trall, de educação continuada e permanente, que a UFG integra. “O projeto Alfa Trall é um consórcio de 18 universidades europeias e latino-americanas lideradas pela universidade de Bolonha, na Itália”, explica.