Som nos dedos

Música instrumental do clássico ao progressivo domina o palco do Goiânia Canto de Ouro de hoje até domingo

Bruno Félix 15 de agosto de 2013 (quinta-feira)
4
FOTOD_H_2C_A-B_WEB
A Banda Pequi encerra domingo a segunda semana no Goiânia Canto de Ouro

Noites recheadas de acordes e música dedilhada em diversidade de estilos prometem encantar os fãs no palco do Goiânia Canto de Ouro de hoje até domingo, sempre às 21 horas, na erudição instrumental, realizada no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Fusion jazz, rock progressivo, música clássica, influências internacionais nada ordinárias – da escala turca a ritmos eletrônicos – ganham espaço em elenco especial pela primeira vez no evento. Os ingressos custam R$ 10 (inteira).

A abertura será com os amigos Sérgio Pato e Can Kanbay, músico turco radicado em Goiânia há mais de dez anos. Ao lado deles, Rudi Berger, renomado e premiado violinista austríaco de jazz, dono de um estilo personalíssimo; Carlão Ferruth (contrabaixo) e Emanuel Mastrella (teclados). O projeto utiliza percussão e guitarra na interpretação de músicas que reúnem influências turcas, brasileiras e da cultura eletrônica. “É um trabalho instigante, uma fusão de vários estilos”, adianta Pato. Logo depois, será a vez do contrabaixista Nonato Mendes, que estará acompanhado por Everson Bastos (teclado) e Jader Gomes (bateria), tocar clássicos e releituras da música instrumental.

Outra atração importante é o show com o cantor, compositor, arranjador e baterista Moka, um dos principais expoentes da música instrumental produzida no Estado – ao lado de Bororó, Paulinho de Assis, Ricardo Leão e outros. Com o músico, que tem mais de 30 anos de carreira, apresentam-se Moisés Feitosa (baixo acústico e elétrico), Will Andrade (piano), Evaldo Robson (saxofone e flauta), e estão confirmadas participações especiais dos guitarristas Geovani Fernandes e Frydinho e do flautista goiano Gilson Mudim.

No segundo dia, o professor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG Fabiano Chagas faz show com violão e guitarra, acompanhado de baixo, bateria e piano. O repertório é composto por músicas de seu último disco, Universo Híbrido, gravado em 2012 e que conta com dez faixas, das quais seis composições próprias e quatro regravações, entre elas, obras de Hermeto Pascoal, Severino Araújo e Rudi Berger. O encerramento da noite será com o grupo regional Trio Guariroba.

Na penúltima noite de atrações, Marcus Biancardini leva ao palco o Show de Viola, com composições eruditas e clássicos da música de raiz. Em seguida, o multi-instrumentista Charles D’Artagnan mostra sua especialidade, os instrumentos de sopro, com destaque para a flauta transversa. No domingo, encerramento do segundo elenco, com a Banda Pequi, orquestra formada por alunos de diversos cursos de Música da UFG.

Programação

Hoje - Sérgio Pato e Can Kanbay, Nonato Mendes (baixo), Moka e Gilson Mundim (participação especial)

Amanhã - Fabiano Chagas e Trio Guariroba

Sábado - Marcos Biacardini e Charles D’Artagnan

Domingo - Banda Pequi

Fonte: O Popular