Espaço para a reflexão

Programação deste semestre tem Ruy Castro e Regina Navarro. Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pode se juntar à lista

Rogério Borges 15 de agosto de 2013 (quinta-feira)
André Mourão
2
J-I_WEB
Fernando Henrique: palestra negociada para dezembro

 

A programação deste segundo semestre do projeto Café de Ideias está com uma programação variada, composta por palestrantes de renome. Entre os convidados estão o jornalista e biógrafo Ruy Castro, a sexóloga Regina Navarro Lins e a historiadora Mary Del Priore.

De acordo com os organizadores, está sendo negociada para dezembro a vinda do ex-presidente, sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso. “Nós quisemos contemplar, desta vez, apenas temas contemporâneos”, explica um dos coordenadores do projeto, o professor e crítico de cinema Lisandro Nogueira.

Todos os encontros serão realizados, como de praxe, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, instituição que é promotora do ciclo de conferências ao lado da Secretaria Estadual de Educação e com o apoio do POPULAR, TV Anhanguera, Rádio Executiva e UFG.

A primeira palestra será ministrada no dia 13 de setembro pelo professor de filosofia Vladimir Safatle, livre-docente da Universidade de São Paulo, professor visitante das universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse e Louvain e também um dos responsáveis pelo seminário do Collège International de Philosophie de Paris. Ele vai abordar o tema A Sociedade do Consumo e Os Perversos: A Crítica Moral ao Individualismo.

No dia 27 de setembro será a vez da historiadora Mary Del Priore, que já lecionou na USP e na PUC Rio e é autora de 36 livros. O último deles é uma biografia da princesa Isabel e de seu marido, o conde D’Eu, narrada no título O Castelo de Papel. A autora falará sobre Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil, lembrando que ela tem grande know how em descobrir detalhes até então desconhecidos das figuras históricas que retrata em suas pesquisas.

Sexo

No dia 18 de outubro, com a palestra Amor, O Futuro que se Anuncia, quem vai falar é a sexóloga Regina Navarro Lins. “Nós fizemos pesquisas com o público do Café de Ideias para saber quem eles gostariam de ouvir e a Regina Navarro, ao lado do psicanalista Flávio Gikovate e do antropólogo Roberto DaMatta, foi um dos mais citados”, explica Lisandro. Pois ela agora vem, com seu jeito natural de tratar questões relacionadas à sexualidade. Seus livros, como A Cama na Varanda, são campeões de vendas no Brasil.

No dia 8 de novembro a conferência será com o jornalista Ruy Castro, responsável por algumas das biografias mais populares do País, como Estrela Solitária, que conta a vida do craque Mané Garrincha, e Carmem, relato da trajetória da atriz e cantora Carmem Miranda. O tema de sua fala será Da Biografia – Nelson Rodrigues, Garrincha, Carmem Miranda – à crônica.

No dia 29 de novembro o tema da palestra é A Preguiça e A Melancolia, com o filósofo e livre-docente da Unicamp Oswaldo Giacoia Jr. Ele debaterá o imperativo social que é a obrigação de fazer sucesso. No dia 6 de dezembro, o historiador e também professor da Unicamp Leandro Karnal discutirá um tema com que, certamente, muita gente vai se identificar: O Pecado Envergonhado – A Inveja e a Tristeza sobre a Felicidade Alheia.

As negociações para uma última palestra, no dia 18 de dezembro, estão adiantadas, mas o martelo será batido só em outubro. O convidado em questão é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Ele virá para falar de política, claro”, diz Lisandro. Até agora, o público que já passou pelo Café de Ideias chega a 9 mil pessoas. A palestra com a maior plateia foi a da professora Marilena Chaui, com quase 1.500 espectadores. Todas as conferências serão às 19h30, com entrada franca.

Fonte: O Popular