Novo formato no futuro

O Festival Internacional de Música em Goiás (Figo), que deverá se firmar no calendário anual de eventos culturais promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado – ao lado de outros já estabelecidos, como Canto da Primavera e Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) –, poderá assumir um novo formato a partir do próximo ano. De acordo com o titular da pasta, Gilvane Felipe, há a possibilidade de que o festival percorra diversos municípios goianos, um a cada edição, de maneira que a capital se mantenha como sede fixa para a abertura e realização shows durante a semana.

A primeira edição do festival, que se encerrou na noite de domingo, em Pirenópolis, teve início na terça-feira, em Goiânia, com 11 apresentações, que se dividiram entre o Centro Cultural da UFG e o Teatro Goiânia até sexta-feira, e outras 13 que desembarcaram na cidade histórica durante o fim de semana, se dividindo em shows no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, Cine Teatro Pireneus e em um palco montado a céu aberto na Rua do Lazer. Segundo as fontes oficiais, o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas, somadas as duas cidades.

Conforme consta em sua apresentação, o Figo “se trata de uma mostra de música com foco em erudito, jazz e blues, abrindo espaço para cultura popular”, mistura ousada e interessante, mas que causou certos abismos entre uma atração e outra. “Algumas apresentações foram mesmo desproporcionais. Para os próximos anos, faremos uma curadoria mais rígida”, admitiu Gilvane .

Voltando a discutir a realização de mais um festival de música na cidade de Pirenópolis, ele recordou que a ideia surgiu após pedido pessoal do governador Marconi Perillo, anunciado na ocasião do encerramento do Canto da Primavera do ano passado, mas que foi uma iniciativa “ousada, inovadora e corajosa” para o momento em que a Secult enfrenta tantas polêmicas, como a liberação de recursos para a Lei Goyazes e a interdição do Centro Cultural Martim Cererê pela reforma há tanto prorrogada. “Assumimos o risco de um fiasco e deu certo”, avaliou o secretário, que aproveitou para informar que o Martim Cererê deverá ser reaberto no dia 20 de outubro com uma apresentação comemorativa do aniversário de Goiânia.