UFG (GO) aprova ampliação das vagas destinadas ao Sisu

Membros da Câmara de Graduação aprovaram mudanças para o ingresso de estudantes na UFG (Universidade Federal de Goiás) em reunião realizada nesta segunda-feira, 26 de agosto. A principal novidade é a ampliação do percentual de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que passará para 50%, com exceção dos cursos que requerem a Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE). O Sisu seleciona os candidatos aos cursos superiores utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase do processo seletivo.

Também foram aprovadas mudanças no edital do Processo Seletivo 2014-1, com destaque ao aumento do percentual de reserva de vagas destinadas a estudantes de escolas públicas de 20% para 30% do total de vagas da universidade, de acordo com a Lei 12.711 de 2012. Essa lei define que até o ano de 2016 metade das vagas das universidades públicas deverá ser reservada para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, independentemente de raça. Essa reserva valerá tanto para as vagas destinadas ao Sisu quanto para as vagas do Sistema Universal.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, essas mudanças foram discutidas em várias reuniões da Câmara de Graduação e refletem o reconhecimento quanto ao aperfeiçoamento dos procedimentos adotados pelo Sisu e à qualidade das provas do Enem. Todas as mudanças propostas pela Câmara de Graduação ainda deverão ser aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) e estão sujeitas a alterações.

Mais informações: www.ufg.br

Fonte: Seja Bixo