UFG Jataí deve implantar curso de Medicina em janeiro de 2014

UFG Jataí deve implantar curso de Medicina em janeiro de 2014

Prosseguem os acordos entre as três esferas governamentais, visando a implantação do curso de Medicina em Jataí, a ser oferecido pela Universidade Fe¬deral de Goiás (UFG). Em recente reunião realizada em Goiânia, entre o Prefeito Humberto Machado, o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros e o Reitor da UFG, Edward Madureira, definiu-se dentre outros assuntos, os leitos que serão disponibilizados para que o curso possa ser iniciado.

Exige-se pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, que sejam ofertados cinco leitos hospitalares por aluno do curso. Ou seja, 300 leitos no total, levando-se em conta que a UFG disponibilizará 60 vagas no vestibular. No encontro entre os representantes ficou acertado que Jataí disponibilizará 200 leitos nas unidades de saúde do município e o governo do Estado de Goiás acrescenatará os outros 100 restantes, através do Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO), localizado em Santa Helena de Goiás. Destes 100 leitos em Santa Helena, vinte são Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Outra necessidade que já foi acertada é a disponibilização de 20 equipes de Saúde da Família – ou seja, uma equipe para cada três estudantes, exigência esta que será suprida toda em Jataí com UBS’s e PSF’s. Os leitos e outros acordos que foram firmados anteriormente avalisam a residência médica nas áreas básicas em Jataí, para o início do próximo, ano e garante o vestibula de Medicina para o segundo semestre de 2014.

Os próximos passos do Go¬verno de Jataí para a área da saúde são a ampliação do Centro Médico Municipal e a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Para o Centro Médico, um acordo entre município e União já garantiu a destinação de R$ 3 milhões de reais, para que o local possa ser ampliado em breve. E outros R$ 6 milhões estão em pauta, podendo ser aprovados pelo Governo Federal. Para a construção do AME, que será de responsabilidade do Governo do Estado e terá abrangência regional, o município doou uma área de 25 mil m² próximo ao bairro Cidade Jardim, para edificação do prédio. (Fonte: Plantão de Polícia JTI/Rogério Rodrigues)

Fonte: Imagem Goiás