Reitor da UFG nega boatos de que instituição teria abolido o vestibular

Edward Madureira ressalta que o período de inscrições para o vestibular está aberto desde a terça-feira

 

Contrariando alguns boatos recentes, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, negou que a instituição tenha abolido o vestibular como forma de ingresso. Segundo ele, a universidade apenas definiu que 50% das vagas de todos os cursos (com exceção daqueles que precisam da aplicação dos exames de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos - VHCE) seriam destinadas aos alunos que forem escolhidos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), enquanto o restante permaneceria para aqueles que concorram pelo modelo tradicional de processo seletivo.

Segundo Madureira, todas as universidades federais utilizam o Sisu como forma de ingresso em algum grau, e é uma tendência que no futuro este seja o único modelo de processo seletivo adotado por elas. No entanto, o reitor ressalta que isso não deve acontecer na UFG durante seu mandato. “Sugerimos que 50% de nossas vagas fossem destinadas aos alunos selecionados pelo SIsu e a proposta foi aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa Extensão e Cultura (Cepec), mas não vamos acabar com o vestibular. Pelo menos não enquanto eu for reitor”, disse. Ele pontua, inclusive, que o período de inscrições para o vestibular na instituição foi aberto nesta segunda-feira (9), e se encerra no dia 24.

Madureira, que vai se filiar ao PT ainda neste mês com vistas a concorrer às eleições de 2014, destacou estar “muito animado” com a sanção da lei que prevê a destinação dos recursos do Fundo Social e dos royalties do petróleo para a educação e para a saúde na proporção de 75% e 25%. Ele ressaltou que, no Brasil, 15% dos jovens de 18 a 24 anos estão na Educação Superior. “Precisamos de pelo menos 30% a 40%”, afirma.

O reitor chama de histórica a aprovação da lei em questão e diz que, agora que mais recursos chegarão, é hora das escolas se planejarem. “Não podemos nos esquecer que tudo começa pela educação básica.”

Filiação

Madureira confirmou ao Jornal Opção Online, na quinta-feira (5/9), que vai se filiar ao PT. Segundo ele, o evento que oficializará seu ingresso no partido está programado para ocorrer às 19h do dia 19 de setembro, na Assembleia Legislativa. A solenidade vai contar com a presença da cúpula do PT e do PMDB.

Edward diz que se filia para se credenciar para o processo eleitoral do próximo ano, mas que ainda não há certeza sobre sua candidatura. “As conversas me estimulam para concorrer ao cargo de deputado federal, mas ainda não há nada certo. A decisão se eu vou concorrer, e a qual cargo, vai ser o resultado de nossos diálogos. A resposta deve vir só no início do ano que vem”, diz.

Perguntado sobre quais bandeiras deve levantar nas eleições de 2014, caso seja lançado como candidato, Edward afirma que vai lutar pelo fortalecimento da democracia. "Vivemos um momento muito importante no Brasil e precisamos consolidar nossas instituições."

“Não podemos perder de vista o debate sobre o desenvolvimento do Estado e do país”, ressalta, pontuando que a população precisa ser atendida nas áreas que mais demanda: saúde e segurança. “Mas é claro que a minha prioridade é a educação, um setor que me atrai muito, e pelo qual eu trabalho há quase 20 anos.”

Fonte: Jornal Opção