UFG: termina nesta segunda o prazo para inscrições no vestibular 2014

No ingresso para o primeiro semestre de 2014, 50% das vagas serão destinadas ao Processo Seletivo 2014/1 e 50% para o Sisu

A Universidade Federal de Goiás (UFG) encerra nesta segunda-feira, 23 de setembro, as inscrições para o Processo Seletivo 2014/1. As inscrições podem ser feitas no portal do vestibular www.vestibular.ufg.br. Neste ano, as novidades são os novos percentuais de vagas do Sistema de Reserva de Vagas e a destinação de 50% das vagas para o Sisu e 50% para o Processo Seletivo. As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 10 de novembro e as da segunda etapa nos dias 1º e 2 de dezembro. A Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos será nos dias 5 e 6 de dezembro.

 

No PS 2014/1, 30% das vagas serão destinadas a estudantes que declararem ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública; estudantes pretos, pardos e indígenas, também estudantes de escola pública e, além disso, em duas faixas de renda definidas em lei (com renda maior ou menor do que 1,5 salário mínimo per capita). Lembrando que a Lei 12.711/2012 prevê que, até 2016, 50% das vagas sejam destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas. A UFG está fazendo gradativamente a mudança nos percentuais.

 

Além das vagas do Sistema de Reserva de Vagas, continua valendo o UFG Inclui que destina vagas exclusivas para negros quilombolas de escola pública, indígenas de escola pública e alunos surdos. No caso das categorias negro quilombola e indígenas, caso exista demanda, os estudantes terão uma vaga criada para eles no curso. Já no caso de estudantes surdos, 15 vagas são destinadas a eles no curso de Letras/Libras.

 

Para o PS 2014/1, estão destinadas 1.978 vagas para Goiânia, 511 vagas para Jataí, 736 vagas para Catalão e 105 vagas para a Cidade de Goiás. O restante das vagas será oferecido via Sisu, programa do governo federal que realiza seleção unicamente com a nota do Enem. Apenas os cursos que realizam Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (como Música, Musicoterapia, Arquitetura e Design de Ambientes) não devem ser oferecidos por meio do Sisu, apenas pelo Processo Seletivo. No total, serão oferecidas 6.180 vagas no Processo Seletivo 2014/1 e no Sisu.

 

A nota do Enem também poderá ser utilizada na composição da nota no Processo Seletivo 2014/1. Para isso, o candidato deve declarar no ato da inscrição se deseja utilizar a nota na composição de sua nota. Lembrando que, caso a nota do Enem seja menor do que a nota da primeira etapa, ela é automaticamente desconsiderada pelo sistema. 

 

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Terra Brasil