Entrevista Lisandro Nogueira

Lisandro Nogueira é um agitador do cinema goiano, cineclubista, comentarista, consultor, curador, crítico, palestrante… mas ao se definir não há dúvidas: “eu sou professor de cinema”. A revista ]JANELA[ entrevistou Lisandro Nogueira em seu escritório no Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde atualmente desenvolve suas atividades para o Café de Ideias, projeto criado por ele para o centro cultural. A conversa que durou mais de duas horas pôde percorrer os mais de 30 anos de sua atuação com o cinema, especialmente o cinema feito em Goiás.

 

]J[ Fale sobre a sua formação.

Lisandro Nogueira: Fiz História na Federal [Universidade Federal de Goiás - UFG], Jornalismo na Federal [UFG], e depois fiz pós-graduação, mestrado e doutorado em Cinema em São Paulo. O mestrado na USP [Universidade de São Paulo]e o doutorado em Cinema e Jornalismo na PUC [Pontifícia Universidade Católica] em São Paulo.

]J[Como foi a sua participação no Cineclube Antônio das Mortes ?

LN: O Cineclube Antônio das Mortes teve duas gerações. Eu sou da segunda. A primeira geração foi fundada em 1977, na Faculdade de Medicina da UFG, pelo Lourival Belém, Herondes César, João Camargo, Bené de Castro e Ricardo Musse. E eu entrei no Cineclube depois, em 1980, 1981, então eu já sou da segunda geração. Quando eu entrei,  eles já tinham trazido o Ismail Xavier em Goiânia, para lançar “O  Discurso cinematográfico” [livro lançado pela editora Terra e Paz, 1981]. Eu estava lá, mas naquela época eu não era do Cineclube. Eu já estava na Universidade Federal de Goiás quando entrei no Cineclube e aí nós começamos a ampliar a ideia do cineclube.  Fizemos muitas mostras de cinema até o início dos anos 90. Fiz a última sessão do Cineclube Antônio das Mortes, em 1996, no Cine Cultura. Então, foram muitos anos de cineclubismo.

E o Cineclube já tinha tradição de debate de filmes, mas eu ampliei isso, porque Goiânia estava crescendo, o movimento estudantil estava em efervescência, foi logo depois da abertura política. Então, nós estávamos em pleno vapor. O Estado, o País, estava numa efervescência danada e os exilados estavam voltando. Só que eu ainda peguei a fase que tínhamos que levar [o filme] na Polícia Federal, antes de exibir. A Polícia Federal era muito mal equipada, então para exibir tínhamos que levar o projetor de filmes e naquela época não tinha VHS, então levávamos o projetor da película 16mm. Eles eram muito despreparados para ver os filmes também, tínhamos que passar a tarde exibindo os filmes para umcensor, que era um funcionário, e eles não sabiam de nada. A preocupação deles era se tinha algum personagem muito barbudo, que parecia com o Fidel Castro, ou que parecia o Lula, que tinha surgido naquela época. Eles eram muito preocupados com o Fidel Castro, era impressionante. Após a exibição eles davam uma autorização, porque se você não fizesse isso era muito pior, eles podiam cancelar a sessão na hora.

]J[ Algum filme foi censurado?

LN: Nós exibimos o filme do Guarniere [Gianfrancesco], Eles não usam black-tie, o cara implicou demais, mas liberou. Exibimos muitos filmes do cinema expressionista alemão. Eles não sabiam nada do que era aquilo, mas eles achavam, por causa da legenda em alemão, que podia ter um conteúdo subversivo. E na época, eu não dominava o inglês, alemão muito menos, então ninguém conseguia traduzir. E nenhum deles também sabia, com isso, eles falavam “não vamos liberar”. Era muito difícil. E era difícil também as cópias dos filmes, as cópias vinham do Instituto Goethe, da Embrafilme, basicamente. Então, a nossa formação, diferentemente de hoje, foi uma formação intensa do cinema brasileiro. Eu só me lembro de filmes americanos na televisão, os clássicos do cinemão. Não tinha esse peso de hoje das séries de TV, essa presença do cinema americano tão forte.  

Então a minha formação foi o cinema brasileiro e a MPB. Minha formação foi o Brasil.

Hoje é muito diferente, minha filha, por exemplo, não vê muito filme brasileiro.

]J[ Qual o cineasta brasileiro mais representativo naquele momento?

LN: Nos anos 80, um diretor que era muito famoso e hoje é muito respeitado, nós já o trouxemos em Goiás três vezes no FICA, é o Cacá Diegues. Ele tinha uma filmografia muito popular e ao mesmo tempo um cinema muito bem feito. Mas o grande cara é o Glauber Rocha, que formou todos nós. Mesmo sem entender muito o Glauber Rocha nós tivemos essa formação. E aí a gente foi estudar a fundo Glauber e ele se tornou, com Terra em Transe, principalmente, uma referência. Cacá Diegues para mim também e outros diretores brasileiros como Walter Hugo Khouri. O cinema brasileiro, o expressionismo alemão, o cinema novo alemão, o cinema francês, os clássicos do cinemão. Nós exibimos isso tudo no Antônio das Mortes. Então quem acompanhou o Cineclube esses anos todos teve a oportunidade de ter uma cultura cinematográfica densa. E hoje é possível. Tanto que a gente faz no Cine UFG, desde 2010, ciclos do cinema, que é para a pessoa acompanhar um cineasta. A minha formação esteve muito ligada a ver filmes. Quando eu cheguei na USP para fazer o mestrado em 1992, eu era um aluno exemplar, porque o professor perguntava de um filme, que a maioria dos alunos não tinha visto, mas eu tinha visto, então a minha formação foi muito boa, muito sólida, eu conheço muito de história do cinema. Depois com a facilidade da internet, nós fomos recuperando tudo que era possível e o que entrava em cartaz de cinema americano também. Nunca tive preconceito com o cinema americano, mas também nunca fui “oba-oba” desse cinema.

]J[ Como você via e como era o cinema feito em Goiás nesse período?

LN: Eu não gosto do termo “cinema goiano”, acho que não é bom para nós usarmos o termo “cinema goiano”, porque não existe cinema paulista nem o cinema carioca. Então, é ruim para nós. Eu prefiro o termo “cinema feito em Goiás”. Naquele momento, o Lourival Belém já realizava filmes,  o Luiz Eduardo Jorge já realizava filmes em 16 mm ou 8mm e tinham outras pessoas que aqui e ali realizavam filmes e que era muito bom. Até hoje eles fazem filmes, eles têm uma longa carreira de documentários, tanto que os filmes deles estão disponíveis na Cara Vídeo Locadora para quem quiser ver. Agora sobre exibição, nos anos 2000, eu comecei a fazer mostras ali no Shopping Bougainville, onde eu criei a mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, que é também um embrião da história do cineclubismo, porque a ideia é fazer mostra e debate. E aí fizemos lá cinco temporadas, ficamos seis anos sem fazer e agora retomamos duas, já há dois anos. Esse projeto “O Amor, a Morte e as Paixões” é a mesma coisa dos anos 80, só que ampliou, porque passa tudo, não tivemos debate esse ano, porque não tínhamos dinheiro, mas passa de tudo, de cinema hollywoodiano ao cinema mais independente e é uma mostra muito boa. Tinha 15 mil pessoas nas duas semanas antes do Carnaval.  Eu acho Goiânia uma cidade muito vigorosa.

]J[ Sua pesquisa de mestrado gerou um livro que é o “Autor na televisão”, para você qual é a importância da TV no Brasil, em termos estéticos e políticos?

LN: A TV americana foi criada dentro da indústria do cinema, então ela foi criada junto e até hoje ela tem muita proximidade. A TV brasileira não. Ela foi criada longe do cinema, que sempre foi problemático no Brasil. O cinema brasileiro oscilou muito, ele viveu de ciclos é só ler o livro do Paulo Emílio A trajetória do subdesenvolvimento, que ele vai dizer, por exemplo, que em 2003, o cinema brasileiro teve 22% da bilheteria. Este ano, se não me engano, não passa da 7%. Então, a televisão brasileira foi criada longe do cinema brasileiro, ela veio da publicidade, do teatro. E ela teve um vôo próprio. A TV brasileira comprava telenovelas com roteiro latino-americano, os melodramas da Colômbia, Cuba, Argentina, Venezuela... Mas com a TV Globo, ela descobre que ela queria fazer uma telenovela com a cara do Brasil e ela cria essas telenovelas, que virou a nossa grande dramaturgia. E eu fui estudar telenovela, porque quando a sessão do Cineclube Antônio das Mortes de sexta-feira coincidia com a exibição do último capítulo de uma novela, a nossa sala alternativa, frequentada por intelectuais, alunos universitários, professores, simplesmente esvaziava. Aí eu comecei a tentar compreender isso. Por que nesta hora todo mundo vai embora? Já que era uma sala alternativa, na qual todo mundo, a priori, dizia ser contra a televisão, contra a TV Globo. Eu queria entender, queria conhecer o melodrama, queria estudar e estudo até hoje. Fui para a USP estudar telenovela, televisão, para compreender o que se passava. Aí eu fiz um trabalho sobre o Gilberto Braga, que é um cinéfilo, que conhece demais cinema, e eu fui entender esse fenômeno que até hoje, para mim, não tem resposta clara, por quê os brasileiros gostam tanto de telenovela? E gostam tanto de um tipo de telenovela? Telenovela brasileira é tecnicamente perfeita e ela faz uma crônica do Brasil, principalmente a novela das 8h [hoje das 9h], mesmo que seja num tom superficial, ela conversa com os brasileiros de uma forma ou de outra.

]J[ Uma vez você falou: “a telenovela brasileira é completamente diferente das do mundo afora. É muito superior e atualiza constantemente o melodrama”. E recentemente nós presenciamos o sucesso da telenovela Avenida Brasil. Na sua visão, como estudioso, você acredita que nós estamos vivenciando um novo momento da telenovela brasileira?

LN: Não. Atualizar não significa criar coisas novas. O que acontece é o seguinte, o melodrama é do século XVIII e ele é o mesmo. Você conhece aquelas mesas de madeira da Cidade de Goiás, que quando derruba um copo com líquido ele vai se espalhando e ele vai entrando onde é possível?  O melodrama é a mesma coisa. Ele vai tendo uma capacidade de atualização enorme e é uma forma narrativa que tem vários gêneros e o principal dele é que ele tem uma comunicação rápida com o público, através da expressão, do gesto, do movimento dos atores e de temas que tocam o cotidiano das pessoas, temas universais: o amor, o ódio, a vingança. Só que é num tom superficial, mas de uma forma que  os personagens e atores falam num tom coloquial, muito agradável ao público, que entende rapidamente. E a telenovela brasileira não fez nada mais, nada menos, que atualizar esse gênero, que na América Latina até hoje é muito parecido com os anos 50.

]J[ A telenovela é capaz de interferir no comportamento da sociedade?

LN: O Brasil se urbanizou rapidamente e ficou moderno em relação a outras capitais da América Latina.  Nós, brasileiros, somos muito mais arejados, contemporâneos que os latinos e isso se deve, em parte, à telenovela brasileira. Por exemplo, tem uma pesquisa na Unicamp, que mostra que a queda de natalidade na mulher de classe média urbana no Brasil, tem como um dos motivos a telenovela e principalmente as novelas do Gilberto Braga, porque a mulher brasileira começou a se preocupar com o corpo, em ter poucos filhos, porque ela também tinha que trabalhar e ela queria ficar bonita até a idade avançada. Nas telenovelas, as personagens femininas, principalmente nas do Gilberto Braga, ajudou muito nisso, ajudou a criar uma ideia de uma mulher urbana. Por outro lado, a telenovela também é um horror, porque ela também incentivou a gravidez precoce das adolescentes, porque em relação ao melodrama latino-americano televisivo, a nossa é avançada demais. Os temas da homossexualidade já estão lá, avançados inclusive, não estou dizendo que não deva ser assim, mas estou dizendo que é avançado em relação às novelas latino-americanas. Nos anos 90, dois temas eram tabus, a homossexualidade e o racismo. Hoje, só o racismo que é de leve. A homossexualidade já aparece. Então a telenovela brasileira em relação às latino-americanas são muito boas, elas são muito bem realizadas tecnicamente, com bons roteiristas que escrevem e com bons atores. Agora, não podemos esquecer de jeito nenhum, que esteticamente elas são muito limitadas, como a imaginação melodramática é em termos estéticos. A gente estuda telenovela muito mais do ponto de vista sociológico, do que de um ponto de vista estético, porque nós sabemos que nesse quesito ela é limitadíssima. Ela é longa, ela se repete, ela é redundante, mas ela empolga, ela fideliza o público. Mas também fideliza porque a educação no Brasil é muito precária e como entretenimento ela tem uma linguagem coloquial rápida, o que fideliza o grande público, que segundo pesquisas vai da classe A à E. A elite brasileira adora a telenovela, as classes populares também, um fenômeno.

]J[ Você acha que o fato de ser um comentarista de cinema num canal aberto de TV, que alcança muitas pessoas, é um ponto positivo para o cinema feito em Goiás?

LN: Televisão é o seguinte, televisão é um pêndulo. Vai fazer sete anos que estou na TV Anhanguera, estou lá toda sexta-feira. Eu falo do cinemão e quando tem uma brecha, eu falo de outra coisa que não é cinemão. Para eles não é interessante do ponto de vista da audiência, porque eles brigam hoje com uma audiência do público da classe C. A classe C não sabe do Cine Cultura ou do cinema feito em Goiás. Eles ganham muito pouco em falar do Cine Cultura ou de um filme goiano, mas por outro lado eles ganham porque eles estão mostrando Goiás e eles confiam em mim, tanto que eu estou lá há sete anos. Então quando eu falo “vamos falar do curta que é feito aqui?”, eles dizem “vamos”. “Eu preciso ir ao Cine Cultura”, eles dizem “vamos”. Então eu falo dois minutos, dois minutos e meio. Dois minutos e meio é um  mundo pra eles. Eu me dou muito bem com eles, e eu gosto de fazer aquilo lá, porque como eu trabalho com cinema industrial, melodrama, eu gosto de entender o por quê, e a resposta é violentíssima. Numa sexta-feira eu falei mal do Tom Cruise. Fui ver um filme do Tom Cruise aí eu comparei ele com o Leonardo DiCaprio, e a resposta é muito grande. As pessoas gostam muito de cinema americano e novela brasileira, eles gostam muito do imaginário melodramático e nós não temos como correr disso.

]J[ É possível falar do cinema feito em Goiás na Tv Anhanguera?

LN: Eu tento levar o cinema feito em Goiás, volta e meia eu estou falando de uma coisa. E é bom para o cinema feito em Goiás e eu tenho esse apoio da TV Anhanguera.

Eu me canso tem hora, tem filmes muito ruins que são lançados.

Eu falei mal daquele filme “E aí, Comeu?”, da Globo Filmes, e aí eu acabei com o filme. E as pessoas me perguntam: “mas você está na TV anhanguera e falando mal do filme da Globo Filmes?”, mas nunca em momento algum alguém da Globo ou TV Anhanguera me chamou a atenção por falar mal de um filme da Globo Filmes. Eu acho que eu tenho uma liberdade extraordinária ali e eles são muito abertos com isso. E eu não tenho preconceito a priori com cinema. Para mim, você não pode ter preconceito com cinema, é bom ver tudo. Tá certo que depois de uma idade, você não quer ver mais certos filmes, eu não queria ver o filme do Tom Cruise mais, eu vejo por causa do ofício. Mas é importante não ter preconceito e eu acho que muitas das vezes na formação das pessoas, dos cinéfilos, eles têm uma formação já com preconceito, mas não pode ter, com telenovelas, cinema americano, você tem que ver tudo, e com o tempo você vai separando o joio do trigo estético.

]J[ Quando começou a relação Lisandro e FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental? E como essa relação se configura?

LN: O FICA começou em 1999, mas eu só entrei em 2003. Eu participei no começo como comentarista da TV Anhanguera em 2002. Quando eu fiz “O Amor, a Morte e as Paixões”, o atual gestor do Centro Cultura Oscar Niemayer, Nasr Fayad Chaul, ficou muito impressionado com a quantidade de gente que frequentava. E um dia ele me chamou e o Washington Novaes, porque o FICA de 2002 foi um caos. Eles chamaram o Nelson Pereira dos Santos e na verdade quem tocou o FICA foi a equipe dele, foi um caos. E aí o Chaul queria renovar o festival e chamou a mim, e Washington Novaes pelo meio ambiente. E aí nós três demos uma nova concepção para o FICA, baixamos a confusão do ano anterior, e primeiro nós criamos uma grade para o FICA na programação, que existe até hoje, mostra paralela, mostra competitiva, mesas, nós criamos uma cultura para o FICA a partir de 2003 e que é um sucesso, tanto que já passaram governos e governos e nunca mexeram nessa grade. Eu acho que deve até mexer, aqui e ali mexe. E desde o início, a ABD participou com o cinema feito em Goiás, que foi uma das coisas que eu sempre apoiei, como eu acabei de apoiar agora que o cinema feito em Goiás deve ir para o Teatro São Joaquim, que vai ser quarta, quinta e sexta a noite, depois da mostra competitiva do FICA.

]J[ O que deveria ser mudado no FICA?

LN: O festival cresceu e se tornou um festival muito importante e muito reconhecido no mundo inteiro, principalmente na área do documentário, e respeitadíssimo no Brasil. Para nós de Goiás, as pessoas gostam muito do FICA, mas para o meio audiovisual, o FICA se tornou alvo de controvérsias, porque ele tem o orçamento muito grande no momento. Então, isso precisa ser corrigido, porque o problema não está no FICA. O FICA em si, como festival, ele é muito bem feito, ele é muito bom, muito respeitado. Mas quando se faz um festival, é necessário que se tenha políticas para que o audiovisual continue prosseguindo e nisso ele fica meio estranho, por que como é que o festival tem um orçamento e o resto do setor não tem? E com isso se cria um mal estar.

Outro problema é que o FICA deveria acontecer todo o ano e até hoje ele ainda não tem um escritório permanente.

Em 2004, me foi pedido um projeto, que eu chamei de “FICA o ano inteiro”, com diversas ações e um escritório permanente, mas a secretaria nunca implementou. Eu acho que é um projeto que iria deixar o FICA um festival mais denso, com uma abrangência maior no mundo inteiro, ele seria muito mais forte e paralelamente teria uma política para o audiovisual ampla, e eu acho que esse mal estar com o FICA no meio audiovisual goiano desapareceria. Mas ele existe com razão, por causa disso, porque fica uma coisa incongruente, como tem um orçamento um festival que é assim, uma semana, e você não tem uma política? Mas o FICA é um festival que só não é melhor, porque não dura o ano inteiro, mas como um evento em si ele é mais que consolidado.

]J[ Envolvido há mais de 30 anos com cinema, para você, qual sua principal contribuição para o cinema feito em Goiás?

LN: As mostras e debates ao longo de todos esses anos, escrevendo no jornal, (tenho mais de 500 artigos publicados), ajudando na política do audiovisual, realizando e promovendo mostras, como crítico na TV Anhanguera, porque fui crítico na TV Anhanguera em 89, 90 e 91 toda semana, igual hoje, na TBC de 2003 a 2005 e na TV Anhanguera desde 2006. Então, nesse período todo eu sempre procurei ajudar o cinema feito em Goiás de todas as formas possíveis, politicamente, com mostras e na Universidade Federal de Goiás, onde criamos o Cine UFG, e imediatamente fizemos uma mostra do cinema feito em Goiás, com curadoria do Rodrigo Cássio e do Pedro Novaes, ficou um mês em cartaz. Eu acho que eu tenho contribuído bastante. E eu não sou cineasta, eu não tenho talento. Então, você tem que conhecer suas limitações. Eu não tenho talento para a fotografia, já fiz foto e ainda faço, mas eu não tenho nenhum talento e para cineasta muito menos. Então, eu nunca fui para a ABD, porque eu não sou cineasta. Eu fico com vergonha, já me chamaram, “você podia participar da ABD”, “mas eu não sou cineasta”, eu não mereço estar lá, porque eu não tenho filme, eu nunca fiz nada, como eu vou participar de uma associação se eu não sou cineasta? Se eu nunca rodei um super 8? Eu já fui ator em filme de super 8 no Cineclube Antônio das Mortes, nos anos 80, está lá, mas fazer filmes eu nunca fiz. Já atuei em vários filmes, tem um que eu sou o Drácula, já fui jornalista.... mas eu sou um professor e como professor eu contribuo da minha maneira, mas eu não posso ir para dentro de uma entidade se eu não sou do ofício, eu me sentiria muito enganador.

Para ser chamado de cineasta, você precisa ter uma obra consolidada. 

]J[ Com a sua experiência, você acredita que o cinema feito em Goiás está em qual fase?

LN: Os cinemas feitos regionalmente sempre viveram, junto com o cinema brasileiro, ciclos. Uma hora eles estão bem, outra hora não estão.Veja bem, nós já tivemos um cineasta que fez cinco longas que é o João Bênnio, numa época em que era muito difícil, nós tivemos meninos na década de 80 que fizeram filme 16mm, que era muito difícil. Hoje, a tecnologia facilitou bastante. Então cresceu expressivamente o número de realizadores, numa linha evolutiva, com o cinema feito em Goiás, nós já melhoramos muito, mas nossa caminhada, não só como realizadores, mas críticos e professores, ainda é muito longa, porque nós precisaríamos ter aqui, o que tem nos Estados Unidos. A gente fala mal dos Estados Unidos, mas lá é um lugar onde o governo incentiva o audiovisual. Você vai em Dallas, no Texas, e lá tem uma Escola de cinema e televisão e tem pólos locais, mesmo em Montana, no norte, naquele frio danado tem escola pública. Nós já melhoramos muito, nós já temos uma trajetória interessantíssima, mas tem que ter paciência, nossa caminhada é longa. Nos anos 80, Goiânia tinha sete cinemas, no máximo 10, hoje tem quase 60 salas, cinemas alternativos, então, o espaço hoje é maior. Eu mesmo formei uma geração de estudiosos de cinema. A minha luta no audiovisual goiano é enorme e talvez não apareça muito porque eu não sou um cineasta. Então, eu formo professores e críticos no mestrado, porque minha linha é cinema dentro do mestrado de Comunicação. Só no FICA eu trouxe todos os grandes professores de cinema do Brasil e cineastas. Eu trouxe o Kiko Goiffmam, que é cineasta, Elinaldo [Francisco] que é professor de documentário da UNICAMP, Fernão Ramos, o Ismail Xavier vem todo ano, e ele foi eleito o maior teórico de cinema das Américas. Quando eu fui para a Faculdade Cambury, fiquei lá uma temporada, nós fizemos um curso de Cinema de pós-graduação que durou dois anos, de 2006 a 2008, no curso teve Jean-Claude Bernadet, Ismail Xavier, Fernão Ramos, Arlindo Machado, Rubens Machado, Francisco Elinaldo, Carlos Gerbase, todos os melhores do Brasil vieram para aquele curso. Olha eu já trabalhei demais com esse cinema feito em Goiás [risos], mas nunca como cineasta, eu não me atrevo.

]J[ O que é necessário para se fazer um bom filme, para você que é um crítico?

LN: Vou mudar a pergunta, se você me perguntar o que eu acho que falta nos realizadores goianos, na formação deles? Eu vou te falar: Cultura cinematográfica é um dos problemas. O que é cultura cinematográfica? Os melhores cineastas brasileiros são todos intelectuais, Glauber Rocha, Cacá Diegues, Arnaldo Jabour, Walter Salles, Fernando Meirelles, eles sabem tudo, viram tudo. Eu estava conversando com o Fernando Meirelles e ele sabe tudo do Eisenstein, apesar de fazer um cinema diferente do Eisenstein. Ano passado o José Wilker veio ao FICA e viram como ele é um ator que conhece de cinema. Não é cinefilia, é cultura cinematográfica, é ir ao Café de Ideias [projeto desenvolvido por Lisandro], é conhecer sobre a literatura brasileira, isso tudo forma o cineasta. Na TV Globo, por exemplo, eu conheço alguns diretores, eles não são muito preocupados com essas coisas, mas se você vir a formação do Ricardo Waddington,  você vê que ele tem uma cultura cinematográfica ampla, o Gilberto Braga sabe tudo do cinema da Nouvelle Vague, o Silvio de Abreu sabe tudo de tudo. Os dois maiores cineastas brasileiros hoje, Walter Salles e Fernando Meirelles, têm uma cultura cinematográfica grande. Eu vejo que falta um grande interesse pela cultura cinematográfica. Por exemplo, eu faço essa mostra “O Amor, A morte e as Paixões”,  é um painel amplo do cinema contemporâneo, lá tem tudo. Quem quer ser cineasta, eu acho que tinha que ir pra dentro e ficar duas semanas no Lumière vendo filme e ir ao Cine Cultura direto. Cultura cinematográfica é fundamental para um cineasta, além de  uma cultura geral ampla, sem isso ele não vai ter um campo fértil para criar, porque não existe essa criação “eu sou um gênio”, gênio é esforço, é acúmulo de cultura, eu sinto que precisamos caminhar nesse sentido aqui no cinema feito em Goiás.

Filmes que gosto

]J[ Fale um pouco como surgiu o Cine UFG.

LN: O Cine UFG foi criado em 2010 e de lá para cá ele tem uma coordenação perene. Quem criou o Cine UFG foi o professor Anselmo Pessoa, pró-reitor da PROEC- Pró-reitoria de Extensão e Cultura -  com a ajuda do professor Chaul. Aí o professor Anselmo me convidou para coordenar a programação. Ele funciona diariamente, com sessões ao meio-dia e 17h30, projeção boa, digitalizada. Nós já passamos tudo que você pode imaginar. E qual é o cinema que a gente passa lá? É o cinema de autor. Para que os alunos possam acompanhar a trajetória de um cineasta. E eu acho que os debates no Cine UFG são muito bons, porque a universidade é muito cruel com os professores e alunos, as pessoas correm muito para preencherem aqueles relatórios e aquele lugar é um lugar de livre debate. É igual o Café de Idéias, deu 1.400 pessoas na Marilene Chauí, no Flávio Gikovate umas 800, esses lugares estão fazendo sucesso, porque a pessoa chega e vê um lugar arejado, livre para debater e conversar.

]J[ Fale mais sobre o Café de Ideias.

LN: O professor Chaul me convidou para vir para o Centro Cultural Oscar Niemeyer, aí eu falei que eu gostaria de mexer com cinema, mas a sala não está pronta até hoje. Eu já estava aqui a disposição e decidi fazer alguma coisa, aí eu mirei no Café Filosófico e criei o projeto, que eu sinceramente achava que não ia dar muito certo. Era muito longe, à noite, pra ser sincero eu achava que ia ser um fracasso, mas no primeiro dia já deu 400 e tantas pessoas num lugar que cabe 200 e pouco, com o Renato Janini. Aí eu vi que Goiânia é uma cidade onde todo mundo tem um carro e as pessoas gostam desse tipo de palestra. E agora nós estamos com um público de 700 pessoas, tanto que agora nós não fazemos mais no auditório Lygia Rassi, nós estamos fazendo no cinema e no telão. Eu nunca imaginava que a Marilene Chauí ia atrair um público daquele, mais de mil pessoas, mas aí me disseram “o Café já pegou”, então isso se deve ao Cineclube Antônio das Mortes. Esse Café existe por causa do Cineclube Antônio das Mortes, porque esse cineclube nos ensinou a fazer coisas extra-muro da universidade. Não que eu seja contra, eu sou professor de mestrado, eu vivo fazendo coisas para 10, 20 pessoas, mas esse tipo de coisa é pra cidade e a cidade precisa disso e é aberto, é de graça e ainda tem lanche [risos]. Então eu também fiquei assustado. A gente fala mal de Goiânia, mas Goiânia já tem muita coisa.

 ]J[ Como você se imagina daqui 10 anos?

LN: Eu me imagino tendo mais tempo para ver filmes, porque nos últimos três anos eu tenho visto poucos filmes, eu vejo cinco filmes por semana, eu quero ver dez. Então, eu me imagino daqui vinte anos, voltando à minha média dos anos 80, vendo mais 20 filmes por mês. Eu chego em casa à noite e o que me relaxa profundamente é ver um filme, qualquer um, mas se eu estiver descansado, eu vou lá, tenho 2 mil DVDs, pego um e vejo e a partir do momento que eu ligo, eu vejo até o fim. Eu só tenho vontade de ir embora quando eu vejo filme do Tom Cruise, mas eu fico no cinema até o fim, apesar de que algumas vezes eu já fui embora. Antigamente eu não fazia isso não, hoje em dia eu faço. Então, eu quero ver muito mais filmes daqui a 10 anos.

]J[ Você se considera um cinéfilo ou um crítico?

LN: Não, eu me considero um professor de cinema. O cinéfilo que fica muito apaixonado, ele perde a noção que o cinema é muito amplo e um professor de cinema não pode se dar ao luxo de ser só um cinéfilo, porque senão ele não ensina, ele não forma. Você vai para a universidade ou dar palestra, como eu dou uma vez por mês na periferia de Goiânia em um projeto da Prefeitura, e aí como eu vou formar sem ver telenovela? Já que os brasileiros veem telenovela fundamentalmente. A Universidade Federal de Goiás fez uma pesquisa mostrando que 75% dos professores da UFG, entre doutores e mestres, gostam de Hollywood. Então eu até gostaria de me dar ao luxo de ser um cinéfilo, mas eu não posso, porque sou um professor. Um professor de cinema ele recebe um público que gosta de telenovela e séries americanas e cinema americano, então eu tenho que ver isso tudo. Eu fiz um trabalho com professores da rede pública municipal no final dos anos 90 e lá a gente começava com telejornal, telenovela e terminava com Glauber Rocha e dava muito certo.

A ideia da cinefilia, como conceito, é muito fechada. Então, o professor de cinema não pode se dar ao luxo de ser um cinéfilo.

 ]J[ Qual era seu sonho?

LN: Eu sempre quis ser professor e eu sou há 31 anos. Meu sonho sempre foi ser professor e professor de cinema, mas eu achava que isso não ia se realizar nunca. Eu consegui fazer mestrado, doutorado, ser professor de cinema, ser crítico, ajudar a formar pessoas, como eu ajudo hoje,  gerações e gerações que devem ir além de mim. Sabe, eu tenho formado alunos na pós-graduação que são infinitamente melhores que eu, para fazer crítica, estudar… E eu acho que isso é muito bom, muito importante e tem que ir além. Eu não tenho queixa, sempre quis isso. Nunca quis ser milionário ou cineasta, mas ser professor. As pessoas do senso comum me chamam de cineasta, as pessoas são muito leigas aqui em Goiás, o grande público, elas não entendem bem o que é isso.