Só 13 cursos com nota máxima no Estado

Dos 207 cursos goianos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, só 13 conseguiram conceito máximo – seis da Universidade Federal de Goiás (UFG). Isso equivale a 6,2%. Além de Direito de Goiânia, a UFG conseguiu melhor nota no Direito da cidade de Goiás, bem como em Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, das unidades de Goiânia e Catalão.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, enfatizou que a reestruturação dos cursos e o investimento em docentes em regime de exclusividade, ambas políticas da atual gestão foram cruciais para isso. As aulas do curso de Direito da cidade de Goiás, por exemplo, até 2006, eram dadas por professores que mantinham vínculos empregatícios temporários, outros trabalhavam até de maneira voluntária, e a rotatividade era alta. A mudança de postura passou pela realização de concursos e contração de servidores efetivos.

“Já temos de 20% a 25% dos professore em regime de dedicação exclusiva e há uma tendência de melhoramento desse quadro”, expõe Edward. Ele lembra, também, que a concorrência do vestibular é um elemento que ajuda a selecionar o estudante, que vem, na maioria dos casos, com uma boa formação do ensino médio.

Dentre os cursos com nota máxima, constam ainda os de Administração da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e também da Universidade Paulista (Unip), que obteve o mesmo conceito em outro dois.