Goiás está abaixo da média

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC), colocam Goiás em situação pior que a média nacional (Veja lista aqui)  Enquanto 30% dos cursos avaliados no País obtiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias, no Estado esse porcentual foi de 41,5% de um total de 207. O exame do ano passado avaliou cursos das áreas de Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e eixos tecnológicos de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

A nota insatisfatória é motivo para decretar o fechamento do curso ou o cancelamento de vestibulares futuros. Nesses casos, o MEC avalia cada situação, se houve ou não reincidência e se existem perspectivas de melhora, e indica qual medida tomar. Dentre os cursos com conceito baixo em Goiás, constam, por exemplo, o de Direito da Faculdade Alves Faria (Alfa), com nota 2, Direito da Universidade Salgado de Oliveira, também nota 2, Administração da Faculdade Padrão, com nota 2, e Direito da Faculdade Lions (FacLions) de Goiânia, que obteve nota 1 – o pior dentre todos os cursos de Direito avaliados em Goiás.

 

Melhor

Na outra ponta da tabela, o melhor desempenho, até mesmo na relação geral, comparando todos os cursos do Estado que participaram do Enade, é Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), que obteve nota 5. Esse conceito lhe garantiu, ainda, uma posição comemorada pelo reitor Edward Madureira Brasil e pelo diretor da faculdade, o professor Pedro Sérgio dos Santos, que foi o de oitavo melhor curso de Direito do Brasil, a partir do ranking das notas obtidas no exame. Ficou atrás somente de instituições como as federais de Ouro Preto, Viçosa e Juiz de Fora – todas em Minas Gerais – e Roraima.

A tradição da Faculdade de Direito, a quinta mais antiga do País e fundada antes da própria UFG, ajuda na obtenção de bons desempenhos, mas tanto o reitor quanto o diretor pontuam a contratação de professores efetivos e a maioria com mestrado ou doutorado como um elemento que influenciou diretamente nesse resultado. O Enade avalia exclusivamente o aluno e formula a média final a partir do cruzamento da nota obtida por cada estudante com a média do curso. “Professores capacitados e exclusivos, grande número de pesquisas e projetos de extensão, tudo isso cria o ambiente propício para elevar o rendimento dos estudantes”, avalia Pedro Sérgio.