Recital de oboé, fagote e piano

A renomada pianista brasileira Fany Solter é um dos destaques da apresentação amanhã, às 11 horas, da série Concertos Ouro UFG. Ao lado dos instrumentistas Luis Carlos Justi e Aloysio Fagerlande, ela integra o Trio Solter-Justi-Fagerlande, que apresenta Música Brasileira pra Oboé, Fagote e Piano no Centro Cultural UFG.

Fany Solter, pianista radicada na Alemanha, professora e ex-reitora da Escola Superior de Música de Karlsruhe, nasceu em Ilhéus (BA). Depois de estudar no Rio com Helena Galo e Homero Magalhães, foi aluna de Carl Seemann na Escola Superior de Música de Freiburg, como bolsista do governo alemão. Lá, se destacou em carreira carreira solo e camerística e venceu concursos internacionais.

Fany viaja para vários países, atuando como solista em orquestras consagradas, como a Orchestre de la Suisse Romande e a Sinfônica de Praga, além de orquestras brasileiras. Como solista, gravou para o selo Bayer o 1° Concerto de Shostakovich e, como camerista, registrou em CD toda a obra de câmara de Frédéric Chopin com o violoncelista alemão Martin Ostertag, para o selo Antes.

“Já estive várias vezes em Goiânia, onde tenho vários amigos e colegas, e gosto muito de me apresentar aí e da cidade”, disse a pianista ao POPULAR. Ela lembrou que a formação piano, oboé e fagote, apesar de pouco comum, “é um conjunto de qualidade de cores e sons muito bonito e pouco conhecido”.

Porém, Fany destaca que o resultado não é nada hermético, inclusive devido ao programa. “O repertório tem obras do século 19, do século passado e também criações recentes. Sempre que nos apresentamos, as pessoas apreciam bastante, pois ele tem vários elementos da nossa cultura, entre elas a bossa nova”, observa. O trio Solter-Justi-Fagerlande, acrescenta, gravou um CD com este repertório no Rio. “A repercussão tem sido fabulosa e acredito que o público de Goiânia vai gostar bastante do concerto.” Fany acrescentou que o CD, totalmente dedicado à música brasileira estará à venda no local do apresentação.

Conjunto

Os outros membros do trio também são artistas de grande prestígio no País e no exterior. Luis Carlos Justi, de Piracicaba, doutor em Música Brasileira, é professor de oboé e música de câmara e, desde 2011, é também professor de pós-graduação em Música. Ele atua como oboísta do Quinteto Villa-Lobos há 28 anos, e com o grupo já gravou vários CDs de música brasileira. Como solista, tem tocado à frente de orquestras no Brasil, América do Sul e Europa.

Fagotista graduado pela Escola de Música da UFRJ, Aloysio Fagerlande é doutor em Música e obteve o Prix de Virtuosité no Conservatoire National de Région de Rueil-Malmaison, França. Também integra o Quinteto Villa-Lobos, com o qual gravou vário CDs. Em seu trabalho solo, gravou o CD Música Brasileira de Concerto para Fagote e Orquestra de Câmara, somente com compositores da Escola de Música da UFRJ.

Programa

O repertório do concerto Música Brasileira pra Oboé, Fagote e Piano consiste de criações dos séculos 19, 20 e 21. O programa começa com Nocturne, de Sigismond Neukomm, originalmente escrita para piano, oboé e trompa, em 1817, no Rio, no período em que o compositor austríaco era tutor musical do futuro imperador d. Pedro I.

Também compõem o repertório Melodia Partida em Três (2013), de Tim Rescala, e Serenata para Oboé, Fagote e Piano, composição de 1990, de H. Dawid Korenchendler. From my Window nº 1, de João Guilherme Ripper, de 2010, que, encerra o concerto, é uma composição que retrata as paisagens do Rio.

Os eventos do Concertos Ouro UFG fazem parte da programação dos 80 anos de Goiânia da Secretaria Municipal de Cultura. Coordenada pelas professoras Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão, a série tem como palcos principais o Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, e o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Centro.

 

Concerto: Trio Solter-Justi-Fagerlande

Data: Amanhã, às 11 horas

Local: Centro Cultural UFG – Av. Universitária, nº 1.533, Setor Universitário

Entrada franca

Fonte: O Popular