Dos 13 cursos com nota máxima no Enade em Goiás, seis são da UFG

Administração, direito, ciências contábeis e publicidade são destaque.
Entre as piores notas, apenas uma graduação é de instituição pública.

Goiás teve 13 cursos com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), usado para medir a qualidade do ensino superior em todo o país. Das graduações com melhor desempenho, seis estão na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Na UFG, receberam nota máxima os cursos de administração, nos campus de Goiânia e de Catalão, e Direito, na capital e na cidade de Goiás. Ciências contábeis (Goiânia) e publicidade e propaganda (Goiânia) completam a lista das graduações melhor conceituadas.

G1 entrou em contato com a UFG, mas o reitor Edward Madureira não foi localizado para comentar o resultado.

Foram avaliados estudantes de 207 cursos na área de humanas e ciências sociais aplicadas à gestão e negócios, em 2012. As notas variam  de 1 a 5. Dos cursos com conceito máximo, oito são de instituições públicas e cinco são de de privadas.

saiba mais

Entre as públicas, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) aparece com a melhor nota em administração, na unidade de Anápolis. Também recebeu conceito cinco o curso de tecnologia em logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), campus Anápolis.

A reitora em exercício do IFG, Gilda Guimarães, explica que o curso de logística foi o único avaliado pelo Enade esse ano. "É uma alegria muito grande, pelo resultados que os estudantes obtiveram, que refletem também a dedicão dos professores, corpo técnico e até mesmo a direção", disse ao G1. Para ela, o diferencial dos cursos tecnológicos da instituição é o fato deles serem planejados dentro de uma concepção de ensino, pesquisa e extensão.

Particulares
A Universidade Paulista (Unip) é a instituição privada com o maior número de cursos com conceito máximo. Administração, ciências contábeis e tecnolocia em logística, todos ministrados em Goiânia, aparecem com nota cinco.

Também particulares, a Escola Superior Associada de Goiânia (Esup) e Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo tiveram nota 5 no curso de administração, ambos na capital.

O Enade divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) em faixas que vão de 1 a 5. A média é a pontuação 3. Os cursos que recebem 4 e 5 são considerados acima da média. Abaixo de 3, são considerados insatisfatórios pelo Ministério da Educação (MEC).

Reprovados
Dos 207 cursos avaliados pelo Enade em Goiás no ano passado, 13 receberam nota cinco, 22 tiveram conceito e quatro e 81 ficaram na média, com nota 3. O restante, 91 deles, aparece com notas insuficientes, sendo 77 com nota dois e 9 com nota 1. Cinco cursos não pontuaram.

Das nove faculdades que tiveram carreiras com a pior pontuação, apenas uma é pública. A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (Fafich) teve o curso de direito considerado insuficiente.

Também receberam nota 1 os cursos de administração da Faculdade do Instituto Brasil (Fibra), em Anápolis, e Faculdade Sul da América, em Aparecida de Goiânia; direito na Faculdade Lions (Faclions), em Goiânia; ciências contábeis na Faculdade de Jussara, em Jussara; turismo na Faclions, Goiânia; tecnologia em processos gerenciais na Faculdade Cambury de Goiânia e Formosa; e tecnologia em gestão de recursos humanos na Faculdade Anhanguera de Anápolis.

O assessor institucional da Faculdade Sul da América, Amélito Roberto dos Santos Filho, comentou a nota do curso de administração. "A faculdade é nova e essa foi a primeira vez que um curso nosso foi avaliado pelo Enade. A direção se reunião com a coordenação pedagógica para avaliar o resultado e devemos conversar com os alunos, até mesmo para prepará-los melhor para esse tipo de exame", disse ao G1.

Diretor-geral da Fibra, Cláudio Louseiro disse ao G1, por telefone, que a nota do Enade se refere a uma prova aplicada no ano passado e não reflete a realidade atual da graduação. "O curso de administração, hoje, não é merecedor da nota que recebeu. Desde março estamos implementando melhorias e vamos continuar buscando uma formação de excelência", diz o diretor.

A reportagem entrou em contato com a Faclions e a Cambury, mas ainda não obteve retorno. O G1tenta contato com a Fibra, Fafich, Faculdade de Jussara e Faculdade Anhanguera de Anápolis.

O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês.

Fonte: G1