Deputado diz que foi ameaçado por coronel da reserva da PM

Mauro Rubem (PT) aponta publicação no Facebook feita pelo coronel Carlos Cézar Macário e afirma que levará caso para autoridades

O deputado estadual Mauro Rubem (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, vai protocolar denúncia de ameaça contra o coronel da reserva remunerada da Polícia Militar (PM) Calos Cézar Macário. A representação, a ser formalizada na segunda-feira em instituições estaduais e federais, tem como objeto uma postagem feita por Macário em sua página do Facebook, na qual ele declara que o parlamentar “destratou uma equipe da PM em serviço, desrespeitando a instituição.” Na sequência, o militar aposentado acentua que “ele (Mauro Rubem) vai encontrar quem o enfrente cara a cara. Sua vez chegará. A Polícia Militar não ficará órfã de defensor. A missão agora é outra.”
Macário atuou na Polícia Militar (PM) por 30 anos. Durante a carreira, ocupou postos de relevância na corporação. Foi comandante nos municípios de Rio Verde e Porangatu, do Batalhão de Choque e do Grupamento Aéreo, entre outras unidades. Foi também subcomandante da PM.
Em fevereiro de 2011, quando ocupava o segundo posto mais alto da instituição, foi preso durante a Operação Sexto Mandamento, deflagrada pela Polícia Federal, suspeito de integrar um grupo de extermínio, composto por outros 18 militares, suspeitos de execução de cerca de 50 pessoas ao longo de uma década. Macário permaneceu preso por sete meses, parte do período no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande (MS). Atualmente, os réus aguardam ao julgamento em liberdade.
A postagem do comentário a respeito de Mauro Rubem na rede social foi no dia 5, depois de Macário ter assistido a uma reportagem que mostra o deputado estadual saindo em defesa de um trabalhador que teria sido agredido. Mauro Rubem lembra que estava em uma solenidade na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Setor Universitário, quando foi informado sobre a ocorrência de uma manifestação popular e da agressão ao homem que trabalhava no carro de som. Ele diz que, ao chegar do lado de fora do prédio, se deparou com cerca de dez carros da PM e com o trabalhador que teria sido agredido.
COMENTÁRIOS
O deputado estadual informou que se dirigiu até o capitão que coordenava os militares para indagar se o policial que estava à paisana, suspeito da agressão, fazia parte da equipe.
O capitão respondeu que não e logo em seguida, conforme Mauro Rubem, começou a instigá-lo, chamando a atenção de populares e dos componentes da imprensa que faziam a cobertura do movimento.
O parlamentar revela que depois da manifestação foi surpreendido com a postagem feita por Carlos Cézar Macário.
A página do coronel aposentado no Facebook é aberta, possível de ser visualizada por qualquer pessoa. Até a noite de ontem, 195 pessoas haviam curtido o comentário feito no dia 5 e 80 haviam feito comentários sobre o tema.
Nas redes sociais, muitas pessoas apoiaram o militar e outras o questionaram.
Depois da repercussão, militar pede desculpas
12 de outubro de 2013 (sábado)
O coronel aposentado Carlos Cézar Macário usou o Facebook ontem para pedir desculpas ao deputado estadual Mauro Rubem e destacar que não o ameaçou. Por volta das 14 horas, ele postou um comentário no qual ressalta que “disse apenas que ainda iria enfrentá-lo no campo das ideias, do debate, da discussão política.”
Macário acentuou que não tem nada contra a pessoa de Mauro Rubem. “Mas gostaria de ter a oportunidade de defender os policiais militares de qualquer injustiça, vinda de qualquer pessoa.” O deputado diz que vai protocolar a ação no Ministério Público e na Secretaria Nacional de Segurança Pública.
1.409727

Fonte: O Popular