Hábito de leitura como segredo do sucesso na prova do Enem, diz estudante

A estudante Daniela Franco realizou o sonho que os mais de 7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2013, também almejam transformar em realidade.

Obteve uma boa nota no exame e, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, conquistou uma vaga em instituição de educação superior.

Matriculada em administração na Universidade Federal de Goiás (UFG), Daniela acredita que o mais importante para alcançar o sucesso no Enem é ser um bom leitor e, acima de tudo, saber interpretar os textos dos enunciados.

"A prova toda é baseada em interpretação e raciocínio lógico, incluindo as questões de ciências da natureza e matemática. No meu caso, não estudei para a prova, apenas prestava atenção às aulas e mantinha um nível de leitura alto, na média de três livros por semana, o que me ajudou na hora de interpretar os textos e enunciados e me agregou conhecimento prévio à resolução das questões, para encontrar as respostas corretas", explica Daniela.

Ela também conta que o hábito de leitura a auxiliou a não ficar cansada devido à grande quantidade de textos utilizados nas provas do Enem. "A reclamação do cansaço da leitura é recorrente entre pessoas que conheci, mas pessoalmente, isso não me atrapalhou, já que sempre li muito", acrescenta a estudante.

As provas do Enem ocorrem nos próximos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, os participantes terão 4h30 para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão 5h30 para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, sendo que as duas últimas também terão 45 questões cada.

Tranquilidade - Segundo Daniela Franco, outra dica que ajuda muito é manter a calma. "Se ficar pensando no quanto aquela prova é importante, você vai ficar nervoso e as informações no seu cérebro vão automaticamente ficar bloqueadas, ou seja, vai te dar um branco. Pense que você terá outras oportunidades no futuro se não conseguir desta vez e encare as questões como um jogo divertido: o seu rendimento vai subir de uma forma surpreendente", aconselha.

Para conseguir manter-se calmo, é importante o participante chegar no local de prova com uma hora de antecedência, pelo menos. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Outra boa estratégia é conferir o trajeto até o local de prova antes do dia do exame.

Fonte: CBN