SBPJor anuncia os vencedores de 2013

Eduardo Luiz Correia (Doutorado), Joana Brandão Tavares (Mestrado), Kevin Willian Kossar Furtado (Iniciação Científica/TCC) e Alfredo Vizeu (Sênior) são os premiados da oitava edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF), concedido anualmente pela SBPJor, Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Os pesquisadores Edna Miola e André Bonsanto Dias receberam menção honrosa, nas categorias doutorado e mestrado, respectivamente.

As comissões julgadoras da categorias Iniciação Científica/TCC, Mestrado e Doutorado trabalharam por meio de revisão cega, sem a identificação dos autores, orientadores, programas, faculdades ou universidades. O trabalho de julgamento de um total de 62 trabalhos inscritos envolveu três comissões julgadoras, uma por categoria, as quais tiveram na coordenação geral do PAGF 2013, o professor Leonel Aguiar (PUC-Rio). A categoria Sênior é designada pelo Conselho Cientifico e Diretoria Executiva.

Categoria Doutorado

A tese premiada é História e ficção na narrativa de um escândalo midiático, de Eduardo Luiz Correia. O doutorado do autor foi realizado no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), sob orientação do pesquisador Luiz Gonzaga Motta.

A comissão julgadora da categoria doutorado, composta pelos pesquisadores Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF), Ana Paula Goulart (UFRJ) e Ronaldo Henn (Unisinos), atribuiu menção honrosa ao trabalho de Edna Miola. A tese Sistema deliberativo e tensões entre interesses públicos e privados: a criação da Empresa Brasil de Comunicação em debate no Congresso e na imprensa foi defendida no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação da pesquisadora Rousiley Celi Moreira Maia.

Mestrado e Iniciação Científica

Na categoria mestrado, a vencedora foi Joana Brandão Tavares com o trabalho Ciber-informações nativas: uma análise da circulação da informação dos cibermeios de autoria de povos indígenas residentes no território brasileiro (2005-2012). A dissertação premiada foi orientada pelo pesquisador Elias Machado Gonçalves e defendida no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Integrada por Ana Carolina Temer (UFG), Gerson Luiz Martins (UFMS) e Ana Cláudia Gruszynski (UFRGS), a Comissão avaliou um total de 33 dissertações. A menção honrosa, categoria mestrado, foi atribuída a O presente da memória. Usos do passado e as (re)construções de identidade da Folha de S. Paulo, entre o “golpe de 1964” e a “ditabranda”, de André Bonsanto Dias, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação do pesquisador Sérgio Luiz Gadini.

A categoria iniciação científica acolheu trabalhos de estudantes de graduação e jornalistas recém-formados. Frederico Tavares (UFOP), Hebe Gonçalves (UEPG) e Maria do Socorro Furtado Veloso (UFRN) foram responsáveis pela avaliação de 19 trabalhos. O trabalho escolhido como vencedor foi a pesquisa O jornalismo em forma de carta no primeiro século da Era Cristã: uma análise das epístolas bíblicas de São Paulo a partir das principais características jornalísticas, desenvolvida por Kevin Willian Kossar Furtado no curso de Jornalismo da UEPG, sob orientação do pesquisador Sérgio Luiz Gadini.

Pesquisador Sênior

A categoria sênior, como estabelece o Edital, é indicada pela diretoria e Conselho Científico da SBPJor, e o premiado em 2013 é o pesquisador Alfredo Vizeu, pela sua contribuição à pesquisa em Jornalismo.

Vizeu é mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-RS. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, ex-coordenador, chefe do Departamento de Comunicação e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da UFPE, sócio-fundador da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, ex-coordenador do GT de Estudos de Jornalismo da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação e ex-integrante da Direção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Ex-integrante do Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Bolsista de produtividade do CNPq (2009-2012). Pesquisador-participante do projeto de pesquisa “Investigando os fundamentos e as fronteiras disciplinares dos Estudos em Jornalismo”, CNPQ/Universal 2011.

Premiação

A cerimônia oficial de entrega da 8ª edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo ocorrerá na noite de 07 de novembro de 2013, como parte da programação do 11° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e do III Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), que serão realizados em Brasília, na Faculdade de Comunicação da UnB.

Fonte: Observátorio de Imprensa