Passado o Enem, é hora de foco nos vestibulares

Passados os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos que almejam uma vaga na universidade devem retomar a maratona de estudos. Esta é a opinião dos professores de colégios preparatórios ao vestibular ouvidos pelo POPULAR. Todos são unânimes em afirmar que os estudantes devem manter a calma, revisar matérias e restringir os passeios.

O vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), o mais importante concurso para ingresso em uma instituição pública de ensino superior no Estado, tem início no próximo dia 10, com a realização das provas objetivas que compõem a primeira fase. A segunda etapa da seleção está marcada para os dias 1º e 2 de dezembro, com a realização das provas discursivas.

O vestibular da UFG oferece 3,3 mil vagas em Goiânia, Catalão, cidade de Goiás e Jataí. Além destas, são disponibilizadas outras 2,8 mil vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado do concurso está previsto para ser divulgado no dia 31 de janeiro.

Já a Universidade Estadual de Goiás (UEG) oferece 4.060 vagas em 36 cursos sediados em diferentes municípios. A partir deste ano, o processo seletivo será feito por meio de uma única etapa. A prova objetiva e a redação serão realizadas no dia 24 de novembro. Antes, os inscritos ao curso de Arquitetura e Urbanismo terão de fazer uma prova de habilidade específica, no dia 20 de outubro. O resultado com a listagem final do resultado do vestibular da UEG será divulgado no dia 14 de janeiro.

Abrangência

Na avaliação dos professores, o Enem tem cumprido, cada vez, mais o papel de avaliar o nível do estudante do ensino médio. Para eles, as provas abordaram o conteúdo previsto no programa do curso, que em tese deve ser ministrado em sala de aula. O professor Fábio Sabbath, que ministra as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, diz que as provas da área de humanas do Enem estão aproximando-se, cada vez mais, dos testes aplicados nos vestibulares tradicionais.

“As provas do Enem estão mais exigentes e mais abrangentes”, pontua. Ele ressalta que as questões estão mais bem-elaboradas e os enunciados, mais claros e compreensivos. “A prova do Enem aplicada neste fim de semana dá oportunidade para o aluno mediano sair-se bem”, acentua. Ele destaca que os estudantes que demonstram as habilidades de leitura, interpretação de texto, redação e cálculo conseguiram sair bem na prova.

O professor Marcos Araújo, diretor do Colégio Protágoras, também observa que as provas do Enem estão se aproximando do vestibular. Ele acentua que a prova de química, disciplina para a qual ministra aulas, foi bem-elaborada. “Discordo dos alunos que afirmaram que a prova de química foi difícil. Ela foi fácil para o estudante que se preparou.”

Marcos Araújo enfatiza que, a exemplo do que ocorre com o vestibular, o Enem prioriza quem estuda. “O diferencial sempre vai existir”, acentua. Para ele, esse exame tem melhorado a cada ano que passa e selecionado de forma mais seletiva o estudante do ensino médio. A pessoa que pretende passar no rígido funil do vestibular, pontua o professor, deve manter a dura e importante rotina de estudos para se sair bem no concurso.

Para o superintendente de Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação, Fernando Pereira dos Santos, não houve surpresas nas provas do Enem. Os testes, segundo afirma, abordaram questões que constam no programa da rede pública de ensino do Estado. Para ele, o Enem constitui o mais importante exame porque além de proporcionar uma avaliação do ensino médio, constitui uma oportunidade dos alunos se ingressarem em cursos superiores ou técnicos.

Na medida certa

Rotina deve se manter e candidatos devem ficar atentos

Continue estudando o conteúdo ministrado em sala de aula

Faça os exercícios indicados pelos professores

Revise provas de concursos anteriores

Leia conteúdos sobre temas atuais, entre os quais problemas ambientais, lixo, poluição, efeito estufa, aquecimento global e desmatamento

Memorize os fatos relevantes que marcaram o ano de 2013

Dê relevância às datas que completam aniversários “redondos”, entre as quais os 40 anos da crise do petróleo; os 40 anos do golpe de Estado no Chile coordenado por Augusto Pinochet; os 50 anos do assassinato do presidente americano John Kennedy e o centenário do nascimento poeta Vinícius de Moraes, entre outras.

Procure descansar. Uma boa prova exige conteúdo e equilíbrio emocional

Mantenha a tranquilidade

Fonte: O Popular