Conaje deve reunir 3 mil jovens

A partir de amanhã, Goiânia terá três dias de ampla discussão e difusão de conhecimento sobre empreendedorismo, num evento que deve reunir cerca de 3 mil jovens empresários e empreendedores de vários Estados do País. É a segunda vez que a capital sedia o Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) e, nesta 19ª edição, será oferecido de forma gratuita a todos os participantes, marcando a abertura nacional da Semana Global de Empreendedores, promovida em mais de 130 países.

Quando o assunto é empreendedorismo, o interesse dos goianos é destacado. Prova disso está nos números. Em uma semana de inscrições, o congresso realizado pela Associação de Jovens Empreendedores e Empresários (AJE) de Goiás já tinha mais de 1.200 participantes. Em agosto, durante uma feira de franquias promovida em Goiânia, mais de 10 mil pessoas visitaram o evento, surpreendendo até as expectativas mais otimistas dos organizadores.

O programa Minha Primeira Empresa, projeto da AJE Goiás encampado pelo governo estadual de forma pioneira no Brasil, que inicialmente abrangeria 800 empreendedores, já passa dos 3 mil inscritos. Hoje, o programa criado para promover capacitação, acesso a crédito e acompanhamento no primeiro ano de negócios já inspira outros Estados, que estão discutindo formas de implementar o programa com seus governos locais.

Nesse universo do empreendedorismo, os jovens goianos também se destacam com uma participação que cresce acima da média nacional. Em Goiás, os negócios administrados por empreendedores entre 18 e 34 anos representam mais de 40% do total, segundo pesquisa do Sebrae.

“O ecossistema empreendedor no Estado é muito forte e inspirador. Temos projetos muito consistentes e alguns são levados para nível nacional, como o Café Político (evento que promove o encontro entre jovens líderes empreendedores com lideranças políticas e jornalistas para debates e cobrança de posicionamentos)”, afirma a presidente da AJE Goiás, Cybelle Bretas.

Em nível nacional, o movimento jovem empreendedor também só cresce. Em 22 Estados, são cerca de 36 mil associados à Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), idealizadora do congresso.

Programação

O 19º Conaje será realizado de amanhã até sexta-feira, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a participação de nomes expressivos do empreendedorismo. Entre eles está o da escritora Nathalie Trutmann, idealizadora da plataforma brasil20.org (que ajuda a difundir o espírito empreendedor por meio de histórias de outros empreendedores), Edu Lyra, coautor junto com Nathalie do livro Manual para Sonhadores, o presidente do Grupo Caoa, Antônio Maciel Neto, e o presidente do Grupo Jaime Câmara, Cristiano Roriz Câmara.

“Teremos a apresentação de vários cases de pessoas que, por meio do conhecimento, capacitação e crença no próprio sonho, se tornaram grandes líderes, não apenas por ocupar cargos de destaque, mas porque fazem a diferença na vida das pessoas”, afirma Cybelle Bretas. Entre os temas que serão tratados, estão: a importância da comunicação para os diferentes portes empresariais, negócios criativos e como transformar ideias em negócios.

As inscrições para o 19º Conaje podem ser feitas pelo site do congresso (www.19conaje.com. br) ou pela página do evento no Facebook (www.facebook. com/19conaje).