UFG divulga concorrências

Curso de Medicina continua o mais concorrido, agora com 104 candidatos por vaga

As disputas por vagas nos cursos de Medicina, Engenharia Civil, Direito, Psicologia e Odontologia são as mais acirradas no processo seletivo da Universidade Federal de Goiás (UFG), que terá as provas da primeira etapa realizadas no próximo domingo. Os números divulgados ontem pelo Centro de Seleção da UFG revelam a preferência dos estudantes por graduações tradicionais. Os três mais concorridos são os mesmos do vestibular do ano passado.

O curso de Medicina continua o mais concorrido, com 104,58 candidatos por vaga. No processo seletivo realizado há um ano, a concorrência era de 64,47 candidatos por vaga. O aumento expressivo tem uma explicação: somente metade das vagas são preenchidas por meio do vestibular. O restante fica destinado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o exemplo serve para todos os cursos oferecidos nesse certame.

O interesse pela profissão permanece imune às polêmicas recentes criadas a partir do lançamento do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que trouxe profissionais estrangeiros para o Brasil e provocou reações da categoria. O debate também evidenciou que, apesar da remuneração acima da média nacional, grande parte dos médicos trabalham em condições precárias no serviço público.

A Engenharia Civil permanece a segunda formação profissional mais vislumbrada. Os engenheiros estão valorizados principalmente pelas atividades da construção civil, impulsionadas pelo crescimento da renda da população brasileira e pela realização de eventos internacionais no País, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

As outras engenharias também têm números expressivos de candidatos por vaga nesse processo seletivo: Engenharia Química (25,7), Engenharia Elétrica (20,05) e Engenharia da Computação (19,35). O curso de Arquitetura e Urbanismo – profissão que dialoga com a engenharia e atua na área da construção civil – tem concorrência de 27,83 candidatos por vaga. Os cursos de Direito matutino e noturno oferecidos na capital também estão entre os mais concorridos: 52,03 e 39,6 candidatos por vaga respectivamente.

Menos concorridos

Na outra ponta do ranking estão 17 cursos cujas concorrências são menores que um candidato por vaga. Tratam-se de cinco bacharelados e 12 licenciaturas.

A maioria desses cursos são oferecidos em cidades do interior. Mas o menos concorrido entre todos é o bacharelado em Música – Regência, ministrado em período integral em Goiânia, que teve 0,25 candidatos por vaga.

Os outros bacharelados com baixa concorrência são Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português (0,37), Musicoterapia (0,83), Química na cidade de Jataí (0,6) e Museologia (0,68). Entre as licenciaturas pouco disputadas constam Ciências Biológicas, Matemática, Química, Letras e Filosofia, oferecidas nos câmpus de Jataí, Catalão e Cidade de Goiás.

Fonte: O Popular