Professores aprovam provas

O segundo dia de provas da segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG) parece ter agradado a maioria dos professores entrevistados pelo POPULAR. As questões foram consideradas de nível médio.

As equipes dos colégios Millenium Classe e Protágoras avaliaram a prova de história, aplicada para os candidatos do cursos do grupo 3 e 4, dentro dos parâmetros de anos anteriores. Eles destacaram o caráter intertextual, como o uso de imagens para a interpretação, prática comum da UFG. Os professores do colégio Millenium Classe levantaram como ponto negativo a ausência de questões sobre história de Goiás, o que poderia favorecer os alunos goianos.

O professor Fábio Sabbah, do colégio Protágoras, destaca na prova de geografia a cobrança de geopolítica, que não marcou presença na prova da primeira fase. “A prova possibilitou ao candidato discorrer sobre diferentes temas da geografia: física, ambiental, econômica, social e cultural”.

A prova abordou temas atuais como PEC 37, movimentos estudantis, movimento do passe livre e sobre a primavera árabe, assuntos presentes nos noticiários.

“De acordo com a nossa equipe, a prova de física foi mais fácil do que nos anos anteriores, mas a exigência de cálculos complexos pode ter feito os alunos perderem tempo e pontos”, afirmou o coordenador do curso pré-vestibular do Colégio Millenium Classe, Heitor Godinho.

Para o professor Marcos Araújo, diretor do Colégio Protágoras, a prova de química não foi bem elaborada e distribuída. “Lamentável cair uma questão de física, resistência elétrica. Isso não é interdisciplinaridade. As questões confusas e não objetivas também podem ter prejudicado o bom aluno”.

A prova de biologia, aplicada aos candidatos dos cursos do grupo 2, foi considerada de nível difícil em comparação aos anos anteriores. “Foi abrangente no conteúdo do ensino médio, mas o uso de símbolos em algumas questões, como o dos transgênicos pediu maior atenção dos alunos, já que não é comum no dia a dia”, destacou Godinho.

Redação

Com tema Tecnologia Digital: Instrumento de Libertação ou Ameaça a Liberdade Expressão”, a redação do processo seletivo recebeu elogios da professora Mirelli, do colégio Protágoras. “Foi um tema bastante atual e permitiu divergência de opiniões, possibilitando ao candidato a elaboração de um texto destacando pontos positivos e negativos. A UFG saiu do caráter meramente filosófico, pedindo ao candidato uma reflexão crítica”.

Veja os próximos passos do processo seletivo

  • O resultado do processo seletivo 2014/1 será divulgado dia 31 de janeiro de 2014;
  • Os classificados na primeira chamada farão matrículas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2014;
  • O resultado dos classificados em 2ª chamada será divulgado dia 17 de fevereiro.