HC comemora 15 anos de serviço voluntário

Texto: Vinicius Mamede

Foto: Ana Maria Antunes

Brinde para relembrar as conquistas, sobretudo dos pacientes

Brinde para relembrar as conquistas, sobretudo dos pacientes

Os voluntários do Hospital das Clínicas (HC-UFG) se reuniram na manhã de ontem em comemoração aos 15 anos do voluntariado organizado na entidade. Segundo a coordenadora, Coracilde da Silva Mattos, o hospital conta hoje com pelo menos 320 voluntários divididos nos mais variados serviços aos pacientes, que recebem da ajuda ambulatorial a cortes de cabelo, gratuitamente.

A comemoração desses 15 anos foi marcada por uma confraternização em uma das alas dentro do próprio hospital em que alguns deles atuam há mais de 20 anos. Caso esse do corretor de imóveis aposentado, Sebastião Soares, de 86 anos, que se dedica a ajudar os pacientes do HC antes mesmo da formalização do serviço voluntário. “Simplesmente entrei e comecei ajudar as pessoas”, relembra ele da primeira vez em que esteve no hospital.

Soares conta que está no hospital desde 1991 e que de lá para cá perdeu as contas de quantas pessoas ajudou. “Já comprei remédio, marquei consulta, empurrei maca e até acompanhei pacientes que estavam sendo transferidos para outras unidades.” Trabalho que, de acordo com ele, se mostrou um dos mais gratificantes da vida, mesmo sem nenhum retorno financeiro. “Pois fiz vários amigos nesses anos em que fiquei aqui”, explica ele.

Experiência

O relato de Soares é parecido com o do cabeleireiro aposentado, Auty José da Costa, 74 anos. O homem que chega a cortar, em média, dez cabelos por dia no hospital conta que os maiores pagamentos pelo trabalho são as amizades e a experiência de vida adquirida com cada um dos pacientes. “Escuto muito mais do que falo durante o trabalho e é por isso que tenho tempo de aprender muito com eles enquanto estou cortando cabelos”, ensina ele.

Ajudar ao próximo faz também ao Auty que ele se divide no trabalho voluntário do HC e também do Araújo Jorge, onde corta cabelos desde 1988. Apesar de todo esse tempo trabalhando sem receber nenhum tostão não pensa em parar tão cedo. “O que estou fazendo é um investimento em mim. Conseguindo novas amizades e aprendendo com minhas experiências e também com as de quem ajudo.”

Para ser voluntário no HC é preciso passar primeiro por um curso, que é realizado sempre no dia 28 de agosto – dia nacional do voluntariado. As atividades desenvolvidas pelos voluntários se dividem em atividades no hospital e até fora dele. Como por exemplo a confecção e reparação de lençóis utilizados no hospital e a confecção de brindes, que servem para arrecadar fundos para as festas de natal e de dia das crianças realizadas na entidade.

Fonte: O Hoje