Dorian Dayrrel
2
FOTOA_H_2C_A899-B_WEB
Milton Nascimento: cantor é a principal atração do show de encerramento da edição 2013 do Música no Câmpus

O projeto Música no Câmpus, realizado em parceria entre a Universidade Federal de Goiás e o Sesc, encerra sua temporada 2013 hoje, a partir das 20 horas, com show de Milton Nascimento e Lô Borges. A apresentação, no Centro de Cultura e Eventos da universidade no Câmpus 2, faz parte da turnê de comemoração de 40 anos de lançamento do disco Clube da Esquina (completados no ano passado), produto do movimento musical mineiro, do qual os dois artistas, entre outros músicos, se tornaram ícones. Durante o show, será lançado nacionalmente ainda o livro Clube da Esquina, 40 Anos, de Márcio Borges, outro integrante do grupo.

Originário de Belo Horizonte, nos anos 1960, o Clube da Esquina praticamente dispensa apresentações. O grupo surgiu despretensiosamente da amizade entre o carioca radicado em Minas Gerais Milton Nascimento, que anos antes já era destaque na MPB com seu disco de estreia, Travessia, e os irmãos Borges – Lô, Marilton e Márcio. Até hoje ponto de referência na música brasileira, o Clube ganhou a alcunha de uma brincadeira dos componentes que se reuniam sempre na mesma esquina de um bar no bairro de Santa Tereza, na capital mineira. Embora nunca tenha tido uma sede real, até hoje muitos visitantes da cidade querem saber onde fica o famoso local.

A consagração nacional do Clube, que deu ainda mais projeção a Milton e fez carreiras como a de Lô Borges extrapolarem as divisas de Minas Gerais, veio com o registro do disco Clube da Esquina, de 1972, pela extinta gravadora Odeon. Graças ao apoio do produtor Adail Lessa, que peitou os executivos da gravadora para dar carta branca aos rapazes, o álbum foi lançado da maneira original e tornou-se um marco pelo estilo diferenciado, despojado e suave.

Já nesta época, o grupo dos rapazes que gostavam de se reunir para tocar violão e cantar naquela famosa esquina já era composto também por outros talentos, entre eles Flávio Venturini, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Beto Guedes e Fernando Brant.

Embora influências de grupos como Os Beatles e The Platters tenham sido essenciais na configuração do Clube, a originalidade do som foi um dos motivos que fizeram com que ele se transformasse em influência certeira para músicos de gerações posteriores. As letras engajadas e a qualidade poética das composições foram algumas das características que consagraram sua fórmula. Em meio ao terreno fértil de artistas da MPB, que disputavam espaço e atenção do público na era dos grandes festivais, o Clube da Esquina conquistou espaço sem titubear.

LEGADO

Mesmo com as carreiras individuais, Milton Nascimento e Lô Borges nunca deixaram de lado o Clube. Em 1978, eles e todos os outros componentes se reuniram novamente para o registro do segundo álbum. Sem ser exatamente uma banda coesa compromissada com uma agenda de shows, o Clube, no entanto, nunca deixou de estar presente na trajetória de seus componentes.

A nova reunião entre Milton e Lô em turnê pela comemoração dos 40 anos do primeiro lançamento é um exemplo. O tour pelo País foi iniciado no ano passado, marco emblemático para a carreira de Milton. Em 2012, além dos 40 anos do Clube da Esquina, Milton também comemorou 70 anos de vida e 45 anos de lançamento de seu álbum de estreia, Travessia, que tinha como carro-chefe a famosa canção homônima.

O disco e outros sucessos da carreira serviram de base para o álbum que Milton lançou neste ano,Uma Travessia – 50 Anos de Carreira ao Vivo, em DVD. O trabalho reúne grandes sucessos que também devem ser conferidos no show de hoje, entre eles Coração de EstudanteMaria, MariaNos Bailes da Vida e O Trem Azul. Da trajetória solo, Lô Borges traz composições de Horizonte Vertical(2011), álbum cuja faixa principal e de mesmo nome é de autoria dele, Nando Reis e Samuel Rosa. Entre convidados do disco estiveram Samuel, Fernanda Takai e o próprio Milton, que divide com eles os vocais da faixa Da Nossa Criação. A canção também deve entre no repertório de hoje.

Show: Milton Nascimento e Lô Borges

Data: Hoje, a partir das 20 horas

Local: Centro de Cultura e Eventos, Câmpus Samambaia (Câmpus 2), ao lado do Conjunto Itatiaia

Ingresso: 20 reais (inteira)

Vendas: Livrarias UFG, unidades Sesc e restaurante Tribo

Informações: 3521-1329 e 3521-1328 (UFG) e 3221-0600 (Sesc)