Pesquisas com materiais

  Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Goiás desde os 15 anos, o artista plástico e professor da UFG ZéCésar concentra-se em um projeto estético e experimental, partindo do princípio de que tudo o que pode ser impresso pode ser gravura. A experiência adquirida ao longo da carreira permite a inclusão de todo material que queira testar, desde as mais conhecidas às não convencionais formas de gravar, sem deixar de lado as novas tecnologias, como o design gráfico, a ilustração, a fotografia, a arte digital, entre outras. “A gente não despreza, elas são incorporadas ao trabalho”, ressalta ele.

O artista desenvolve há vários anos a pesquisa em matrizes de plástico, o que gerou um domínio da técnica. A experimentação foi tema do seu doutorado realizado na Universidad Complutense de Madri, na Espanha, e deu origem ao livro intitulado A Gravura em Matrizes de Plástico, publicado pela Editora da UFG, em 2004.

ZéCésar também investiu, em seus trabalhos artísticos, no tema das cidades. As pesquisas deram origem às obras Metrópolis (2008) e De Gravuras e Cidades (2010). Outra pesquisa publicada foi Manual de Litografia Sobre Pedra, em 2000, também pela Editora da UFG.

Fonte: O Popular