Experimentos em gravura

  A curiosidade experimental impulsiona a criatividade. A variedade de técnicas e materiais norteia os resultados. A reunião dos trabalhos compõe uma exposição de diálogos artísticos. A inspiração de 12 artistas gravadores vinculados ao projeto acadêmico Ateliê Livre: Pesquisas e Procedimentos Experimentais em Gravura e Estamparia da UFG formam a mostra Projeto Gravado, com abertura hoje, às 20 horas, na Potrich Galeria de Arte Contemporânea. A entrada é franca.

A exibição fica aberta até o dia 28 de janeiro e reúne trabalhos de alunos, ex-alunos da graduação, da pós-graduação, professores da Faculdade de Artes Visuais da UFG (FAV) e outros artistas da comunidade que trabalham com gravura. Os nomes selecionados foram ZéCésar, Alana Borges, Célia Gondo, Chris Frauzino, Eduardo Ávila, Helder Amorim, Lavínnia Seabra, Liosmar Martins, Luciene Lacerda, Reijane Cunha, Verônica Noriega (do Peru) e Vinícius Yano.

“Os trabalhos escolhidos têm certa maturidade artística regular, não são uma experimentação gratuita simplesmente, têm uma preocupação com uma poética do material, além de ser de grande desenvoltura técnica. A ideia surgiu quando percebemos que tínhamos uma produção que precisava ser mostrada pela qualidade estética e intelectual”, considera o artista e professor ZéCésar, coordenador do Ateliê Livre da UFG e responsável pelo projeto.

As gravuras apresentadas na exposição, aproximadamente 40 obras, uma média de três por artista, foram criadas por meio de técnicas mais conhecidas, como a xilogravura (matriz de madeira), gravura em metal, litografia (pedra) e serigrafia (tecidos e diversos materiais). Em cima disso foram experimentados novos materiais, como plástico, gesso, borrachas, vegetais, superfície de madeiras, entre outros. “Foram muitas experiências. A arte contemporânea é bem dinâmica”, avalia ZéCésar.

Exposição: Projeto Gravado – Projeto Ateliê Livre da UFG

Quando: Hoje, às 20 horas

Visitação: Até 28 de janeiro, de terça a sexta, das 10h às 18h. Sábados, das 10h às 14h ou com hora marcada

Local: Potrich Galeria de Arte Contemporânea. Rua 52, nº 689, Jardim Goiás

Entrada franca

Informações: 3945-0450

Fonte: O Popular