Novos alunos já podem solicitar vagas para ensino fundamental

Crianças a partir de seis anos, adolescentes, jovens e adultos que desejam estudar nas escolas municipais de Goiânia já podem realizar matrículas. As solicitações de vaga são exclusivas para alunos novatos do ensino fundamental e devem ser realizadas pelo Telematrícula (156) ou pelo site da Prefeitura.


No ato da matrícula o interessado deve informar o nome completo do estudante, data de nascimento, nome completo da mãe ou do responsável, endereço com CEP e nome da escola de preferência. Já para confirmar a vaga é necessário comparecer posteriormente junto a instituição educacional e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração.

Qualificação Profissional

Também estão abertas vagas para o Ensino Fundamental integrado à qualificação profissional para pessoas com idade a partir de 15 anos. O ensino é oferecido no turno noturno em dez escolas municipais, com cursos de operador de computador, eletricista industrial, mestre de obras, modelista e auxiliar de cozinha.


A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Goiânia com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal de Goiás (UFG) e integra o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.


Ensino Fundamental em Goiânia


A rede de educação municipal possui 168 escolas e uma unidade conveniada que atendem ao ensino fundamental que, atualmente, compreende mais de 100 mil alunos. O serviço é prestado em meio período (matutino ou vespertino) ou em horário integral (diurno). Os alunos recebem uniforme completo, tênis, além de material didático e alimentação.

Os educandos com idade entre seis e 14 anos são atendidos em organização que considera as fases do desenvolvimento humano: infância, pré-adolescência e adolescência, cujo objetivo maior é garantir o direito de acesso e permanência, bem como formação integral no processo de escolarização. Além do currículo regular, os estudantes participam de atividades culturais, esportivas e artísticas.

Educação de Jovens e Adultos

Já o público com idade superior a 15 anos é atendido prioritariamente no período noturno e integra a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA). Os alunos desta modalidade educacional recebem uniformes, material didático e um jantar completo no início do turno, visto que muitos seguem diretamente do trabalho para a escola.

Nesta organização, o primeiro segmento do ensino fundamental (1º a 4º série) possui turmas de atendimento tanto em escolas, quanto em turmas de extensão, localizadas em associações, igrejas, empresas, entre outros. Com foco na educação popular, há ainda salas de alfabetização que atendem nos três turnos em locais alternativos, em parceria com a sociedade civil, por meio do programa AJA-Expansão/Brasil Alfabetizado.

As informações são da Prefeitura de Goiânia.

Fonte: O Popular