Orlando Amaral é empossado reitor da UFG

06 de janeiro de 2014


Implantação de dois novos campi da universidade e introdução do curso de medicina no campus de Jataí são os grandes desafios da administração
Fernando Leite/Jornal Opção

Marcelo Gouveia

O doutor em física Orlando Amaral será empossado na noite desta segunda-feira (6/1) como reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG). O novo dirigente da instituição de ensino aponta a implantação de dois novos campi da universidade, um em Aparecida de Goiânia e outro na Cidade Ocidental, e a introdução do curso de medicina no campus da cidade de Jataí como os grandes desafios de sua gestão.

Orlando Amaral avalia de maneira bastante positiva os dois últimos mandatos de Edward Madureira Brasil, que apoiou o atual reitor em sua candidatura ao cargo, frente à UFG. “Foi um período de bastante evolução e avanço. Dobramos o número de vagas. Triplicamos o número de professores e o número de cursos de mestrados e doutorados. A UFG vive um momento de efervescência e otimismo”, sustentou. Dessa maneira, o novo reitor afirma que a primeira tarefa da nova gestão é justamente consolidar esse processo de expansão dos últimos sete anos.

Outro ponto levantado por Orlando Amaral é o crescimento da universidade pelo interior do Estado de Goiás. De acordo com ele, foi aprovado no ano passado um novo estatuto que compreende melhor, do viés institucional, esta “nova geografia” da UFG, e caberá à sua gestão a implantação e concretização do documento.

Na solenidade de transmissão de cargo, serão empossados ainda o vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves; o pró-reitor de graduação, Luiz Mello de Almeida Neto; o pró-reitor de pós-graduação, José Alexandre Felizola Diniz Filho; a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Soares Fioravanti; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Giselle Ferreira Ottoni Candido; o pró-reitor de Administração e Finanças, Carlito Lauriucci; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Geci José Pereira da Silva; e o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira de Morais.

O novo reitor e vice-reitor da UFG

Orlando Afonso Valle do Amaral é professor do Instituto de Física da UFG e ocupa desde 2006 o cargo de Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade. Já foi coordenador de Assuntos Internacionais da UFG (1990 a 1993) e diretor executivo da Funape (93-94).

Manoel Rodrigues Chaves é professor do curso de Geografia – Câmpus Catalão. Em 2006, foi eleito Diretor Geral do Câmpus Catalão para o mandato 2007-2011, sendo eleito para um novo mandato até dezembro de 2014. Atualmente coordena a Comissão Executiva Nacional que organiza os Fórum dos Dirigentes de Câmpus Fora de Sede (Forcampi Brasil).