Cotista tem maior concorrência



Balanço parcial mostra que sistema de cotas é mais disputado que sistema universal

Gabriela Lima

 

10 de janeiro de 2014 (sexta-feira)


A concorrência entre os cotistas é maior que a geral no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), segundo balanço parcial divulgado pelo do Ministério da Educação (MEC). Até ontem, a disputa entre os estudantes que optaram por cotas raciais e socioeconômicas era de 25 candidatos por vaga, enquanto, na ampla concorrência, a relação era de 23 candidatos por vaga.

No penúltimo dia de inscrição, o MEC contabilizou 1.608.510 cotistas entre os mais de 4 milhões de inscritos. O número é quase o dobro do total registrado em janeiro do ano passado, quando 864.830 candidatos optaram pelas vagas da reserva de cotas.

As vagas do Sisu estão distribuídas entre ampla concorrência (96.253), lei de cotas (64.082) e ações afirmativas (11.066), que são as políticas de inclusão social de cada universidade. A concorrência entre os que optaram por ações afirmativas é de 24 candidatos por vaga (Veja quadro).

Lei de cotas

Para a presidente do Núcleo de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luciana Freire, o aumento registrado pelo MEC se deve ao fato da lei de cotas ter entrado no segundo ano de implementação. “Como houve ampla divulgação, o maior conhecimento da lei pode ter aumentado a procura por parte dos estudantes, além de, atualmente, ter uma maior credibilidade por parte dos candidatos no sistema”, explica.

No entanto, Luciana Freire ressalta: “Não podemos deixar de considerar, no momento de fazer uma análise, que a quantidade de vagas para cotistas ainda é bem menor que a destinada à ampla concorrência”.

Ela cita o caso da UFG, que destina 50% das vagas da universidade para o Sisu, o que corresponde a quase 3 mil vagas. Mas, segundo ela, apenas 30% delas é reservada para o sistema de cotas.

A Universidade mantém o programa UFG Inclui, ação afirmativa iniciada antes da lei de cotas, destinada a negros quilombolas, indígenas com vaga adicional e com reserva de vagas no curso de Letras, na modalidade Libras, para estudantes surdos. Mas elas não entram no Sisu e são aplicadas no vestibular tradicional.

A lei federal de cotas (nº 12.711) entrou em vigor em agosto de 2012 e determina que 50% das vagas nas instituições federais sejam destinadas a estudantes de escolas públicas, alunos oriundos de famílias de baixa renda, e autodeclarados negros, pardos e indígenas. De acordo com o MEC, das 115 instituições participantes do Sisu, 94 (54 universidades federais e 40 institutos federais) destinam vagas para cotistas. A legislação não abrange as universidades estaduais.

Candidatos podem mudar de curso até último minuto de inscrição
(Patrícia Drummond) 10 de janeiro de 2014 (sexta-feira)

Termina às 23h59 de hoje, pelo horário de Brasília (DF), o prazo para a inscrição de candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), que oferece, nesta primeira edição de 2014, 171.401 vagas em 4.723 cursos superiores de 115 instituições públicas brasileiras.

Uma das dicas para aumentar as chances de aprovação no sistema seletivo do MEC é acompanhar, diariamente, a posição e as notas de corte dos cursos de interesse, já que elas podem mudar até o prazo final oficial das inscrições. As notas de corte são anunciadas, no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/), às 2 horas, e valem para o decorrer de todo o dia; são calculadas com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada graduação.

Já que, pelas regras do MEC, é possível mudar as duas opções de curso feitas pelo candidato no Sisu durante todo o período de inscrição, o ideal é analisar outras possibilidades, caso a nota do interessado esteja muito distante da nota de corte.

Vale lembrar: o candidato ao Sistema de Seleção Unificada do MEC consegue ter uma noção de quais são suas chances para ocupar determinada vaga pela classificação parcial, que pode ser consultada, durante o período de inscrição, via internet, em seu boletim na página do Sisu.
1.455287

Primeira chamada deve ser feita já no dia 13
10 de janeiro de 2014 (sexta-feira)

A primeira chamada do Sisu, para os futuros universitários classificados, está prevista para a próxima segunda-feira, dia 13. Quem for aprovado em primeira chamada, deverá fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e, se for o caso, pela lei federal de cotas. A segunda chamada será divulgada pelo MEC no dia 27 de janeiro, com matrícula prevista para os dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas ainda terão uma chance de ingressar no curso superior por meio do Sisu: entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro eles deverão manifestar interesse em participar de uma lista de espera, utilizada pelas instituições de ensino.