Professor não relaciona paz com ação da polícia

19 de janeiro de 2014.

 

O sociólogo e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nildo Viana, aponta a necessidade de uma pesquisa maior, com mais informações para análise, antes de tentar se explicar os motivos de em 89 municípios não terem havido a ocorrência de assassinatos no ano passado. Ele não vê relação entre a não ocorrência de crimes com a ação da polícia.

Para o sociólogo, “existe uma tendência em se relacionar sistema policial e violência, seja para falar da existência de altos índices de violência, enfatizando que o sistema policial é precário, seja para colocar que os baixos índices de violência é graças a um sistema policial eficiente e estruturado ou atuante,”

Isso é, segundo ele, um reducionismo que retira dois fenômenos da totalidade da sociedade, como se existissem apenas eles. Inicialmente, segundo Viana, pode-se notar que o número de homicídios em cidades menores tende a ser menor por causa do tamanho da população e pelo fato de as pessoas se conhecerem mais.

O sociólogo explica que o elemento não explica o fenômeno sozinho, senão todos os outros municípios pequenos não teriam assassinatos registrados também.

Nildo Viana destaca que há de se pensar nas questões sociais que mais promovem violência. “Isto remete para questões como desemprego, fome, pobreza, alta densidade e índice de uso de drogas.”