Delegada dá um basta em sua angústia pessoal

24 de janeiro de 2014.

Ela se transformou numa linda mulher. Está feliz pela decisão que tomou, mas assustada com a repercussão da notícia de que a partir de fevereiro vai retomar suas funções em outra condição de gênero. Laura de Castro Teixeira nasceu Tiago há 32 anos e desde sempre se sentiu mulher. Ontem, quando veio a público a notícia de que ela tinha feito a cirurgia para mudança de sexo, a delegada da Polícia Civil de Goiás decidiu se manifestar.

Ao receber a equipe do POPULAR para uma entrevista exclusiva, ela estava sorridente e à vontade com seu novo corpo. Laura, nome que adotou oficialmente em outubro, contou que a aprovação no concurso em 2010 foi o divisor de águas para a sua decisão. Para fugir do que ela tinha certeza, o caminho foi a dedicação profissional, mas atingiu o que considerou o limite da fuga. Tornou-se advogada, ganhou dinheiro, conquistou uma cadeira de delegada e resolveu dar um basta na sua angústia pessoal.

O primeiro passo foi comunicar o fato à mulher com quem tinha se casado e teve um casal de filhos, hoje entrando na adolescência. Depois, em 2012, expôs a situação aos seus superiores na Polícia Civil. Na época, a delegada geral era a delegada Adriana Accorsi, que a acolheu, mas pediu que ela protelasse a licença médica até que fosse sanado o problema da carência de delegados. Em meados do ano passado, entrou de licença no trabalho e seguiu para Bancoc, na Tailândia, onde se internou no mesmo hospital escolhido pela modelo Lea T, filha do ex-jogador Toninho Cerezo, para fazer a cirurgia de mudança de sexo. Desde outubro, quando retornou a Goiânia, se mantém recolhida no ambiente familiar. Bastou comunicar seu retorno para que o fato viesse à tona. “Eu sabia que teria repercussão, mas não dessa forma.” O fato tornou-se público depois de reportagem publicada no jornal Diário da Manhã.

Destino

Ao assumir uma cadeira de delegado da Polícia Civil, Tiago foi lotado em Mara Rosa. Depois, respondeu pelo Grupo Especial de Repressão a Narcóticos, em Porangatu. Em seguida respondeu pelas delegacias de Senador Canedo e Trindade, até entrar de licença médica. Como Laura, aguarda a finalização dos trâmites para alteração do nome e do sexo nos documentos. Embora tenha manifestado desejo de assumir o plantão da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Goiânia, Laura disse que a decisão será de seus superiores. Quando retornar ao trabalho deverá executar uma função interna na Superintendência de Polícia Judiciária até que sua nova condição seja de fato e de direito.