Tecnologia no ensino

Ensinar e aprender tomaram um novo formato com o surgimento das novas tecnologias

Os cursos de pós-graduação objetivam aprimorar conhecimentos e habilidades técnicas em uma área de trabalho específica.

Enquanto na graduação se procura dar uma formação ampla, os cursos de especialização enfocam aspectos específicos de determinada área profissional, com maior ênfase e profundidade.

A escolha por um curso de especialização ligado à área da licenciatura, por exemplo, precisa fazer parte de uma estratégia traçada com o intuito de alcançar um objetivo profissional.

Paulo Cesar Moreira, docente universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG), afirma que o profissional pós-graduado é capaz de solucionar problemas com maior agilidade. “Realizar uma especialização agrega valor aos negócios por aplicar novas tecnologias nos processos e projetos”, completa.

O professor salienta que, ao adequar novos conhecimentos à prática profissional, atualiza-se para melhor formar estudantes com responsabilidade pelo saber, pela instituição e pela garantia de qualidade na realização dessa tarefa.

Com a chegada das novas tecnologias, educadores precisam estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada.

Existe uma necessidade de estudos constantes para atualizar-se e adquirir novos conhecimentos sobre a tecnologia e como utilizá-la dentro da sala de aula.

Tiago Damasceno, docente do Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo, afirma que as novas tecnologias deram um salto na mecânica de ensino. “Ensinar e aprender tomaram um novo formato, com mais ferramentas de auxílio e suporte”.

O professor destaca que a tecnologia nos permite avançar no conhecimento e também na temporização do aprendizado, tornando o conhecimento mais próximo e rápido. “O uso das novas tecnologias nos mostra que há outras maneiras de ter acesso a situações de aprendizagem e podemos ainda criar novos recursos didáticos, através da multimídia, som e imagem, uso do hipertexto ou o trabalho em rede”, ressalta.

Fonte: Tribuna do Planalto