Abra os olhos para ver o Cerrado

Professora da UFG apresenta exposição de fotos que reúne registros de flores, plantas medicinais, sementes, frutos, insetos e paisagens do principal bioma de Goiás

O lançamento da exposição fotográfica “Belezas Ocultas do Cerrado: Para Além dos Olhos Cerrados”, da fotógrafa e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Tatiana de Souza Fiuza, acontece no Centro Livre de Artes nesta segunda, 10 de março.

A exposição segue aberta para visitação até o dia 10 de abril e faz parte de um projeto de pesquisa onde as espécies foram identificadas em conjunto com o professor e botânico Heleno Dias Ferreira, além da colaboração de professores e alunos da Faculdade de Farmácia da UFG.

De acordo com Tatia­na, o objetivo da exposição foi unir o registro fotográfico a informações científicas, que procura mostrar à comunidade as belezas deste bioma, estimulando sua preservação.

Tatiana, que é pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, conta que desenvolve trabalho com plantas medicinais do Cerrado juntamente com um grupo de professores e alunos. “Durante a pesquisa, descobri várias espécies de plantas com flores, frutos e sementes encantadoras que me inspirou a registrá-los”, afirma.

Sobre a escolha do título da exposição, a professora ressalta que atualmente “as pessoas estão com os olhos fechados para as belezas do Cerrado” e que as imagens divulgadas desse bioma são estereotipadas e não revelam a sua realidade, uma riqueza que possui vários cenários de belezas naturais. “O Cerrado é visto por muitos como mato que deve ser queimado ou capinado”, acrescenta.

 

*Serviço

O quê? - Exposição “Belezas Ocultas do Cerrado: Para Além dos Olhos Cerrados”

Quem? – Fotografias de Tatiana de Souza Fiuza

Onde? - Centro Livre de Artes (Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste) Quando? - Vernissage nesta segunda, 10, às 18h30. Aberta ao público até o dia 10 de abril

Fonte: Tribuna do Planalto