Eclipse total desta noite deixará lua vermelha como “sangue”

Fenômeno será o primeiro de quatro “luas de sangue”. Entenda porque o evento é apelidado dessa forma e o misticismo em torno dele

Na madrugada desta segunda-feira, do dia 14 para o dia 15, será possível observar no Brasil o primeiro eclispe lunar completo de 2014, que deixará a lua com o tom avermelhado.  O acontecimento iniciará às 2h58 (horário de Brasília), quando a Lua começará a adentrar a umbra, parte central e mais escura da sombra da Terra, e poderá ser vista “sumindo”. Essa etapa será concluída às 4h06 da manhã, quando a Lua estará totalmente encoberta pela umbra. Ela permanecerá assim por mais de uma hora, e começará a sair da sombra às 5h24, reaparecendo no céu.

O evento inaugura uma série de quatro eclipses totais, que se estende até 2015. Os astrônomos dão ao fenômeno o nome de tétrade. Somente oito tétrades devem ocorrer durante todo o século XXI. A de hoje é a segunda e deve durar por 78 minutos, sendo possível observar a olho nu, desde que as condições climáticas estejam favoráveis como alerta o professor do planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo Henrique Sobreira. “Tem que torcer para que o céu esteja limpo até o final do dia.”

Segundo o professor, o evento ocorre devido um fenômeno chamado refração. “A refração é o mesmo fenômeno que ocorre no nascer e no pôr do sol quando é possível ver um anel avermalhado no horizonte. O que acontece nesta noite é que Sol e Lua estão alinhados, então a Lua passa a refletir a luz da atmosfera da Terra”, explica.

O eclipse desta madrugada terá ainda outro detalhe especial: Marte estará mais perto da Terra e poderá ser visto como uma estrela brilhante, acima da Lua, do lado direito. Desde 2008, o planeta vermelho não fica tão próximo do nosso.

Calendário

Em um período de cinco mil anos (começando no ano 1999a.C até o ano 3 mil de nossos tempos) devem ocorrer somente 3.479 eclipses totais da Lua. É uma porcentagem pequena – meros 28,8% do total.

O eclipse do dia 15 faz parte de um evento ainda mais raro – ele marca o início de uma tétrade, sequência de quatro eclipses totais consecutivos. Durante todo o século 21, devem ocorrer oito tétrades. Esta é a segunda: a primeira aconteceu entre 2003 e 2004. Como acontecido é raro, melhor marcar no calendário para não perder. As datas desses eclipses totais são as seguintes:

Dia 15 de abril de 2014
Dia 08 de outubro de 2014
Dia 04 de abril de 2015
Dia 28 de setembro de 2015

De acordo com Paulo Henrique Sobreira, apenas o dia 8 de outubro deste ano não será visível no Brasil.

Misticismo

Livro escrito pelo pastor americano John Hagee relaciona série de eclipses totais a profecia bíblica.  O autor relaciona o evento que se aproxima com um versículo bíblico do Antigo Testamento, que diz: “O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”.  A tétrade de hoje é considerada especialmente significativa, porque coincide com duas importantes festividades judaicas: a Páscoa ou Pessach, que celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito, e a Festa dos Tabernáculos, que remete ao tempo vivido em tendas, durante a peregrinação pelo deserto.

Fonte: O Hoje