Vacina antidengue em fase final

Laboratório francês já está realizando a terceira fase de testes em países da América Latina

Janda Nayara 29 de abril de 2014 (terça-feira)

Uma vacina contra dengue desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur conseguiu reduzir em 56% o número de casos da doença em testes realizados em 12 áreas endêmicas da Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã, com 10.278 voluntários. Do total de voluntários, dois terços receberam a vacina e um terço, placebo, para fins de comparação.

Os resultados são da primeira etapa da fase 3 da pesquisa, a última antes da vacina ser submetida à aprovação para comercialização. A segunda etapa está sendo aplicada na América Latina – Brasil, Colômbia, Honduras, México e Porto Rico – e os resultados devem ser apresentados nos próximos meses. Somente no Brasil, mais de 3,5 mil voluntários foram vacinados.

Os estudos começaram há mais de 8 anos e mais de 40 mil voluntários já foram vacinados. A gerente do departamento médico da Sanofi Pasteur, Sheila Homsani, explica que nenhum teste de vacina contra a doença tinha chegado à fase 3 e que por isso não é possível uma comparação de resultados. Outros laboratórios, inclusive brasileiros, também realizam testes, mas ainda estão em fases pré-clínicas, 1 e 2. “Na fase 3 os testes são feitos em vários países, com contextos epidemiológicos diferentes e em um grande grupo de voluntários, mais de 10 mil.”

A vacina da Sanofi é tetravalente, ou seja, imunizará contra os quatro tipos de vírus da dengue e provavelmente, será licenciada com três doses. Segundo a médica, após consolidar os dados dos dois estudos, feitos na Ásia e na América Latina, a farmacêutica deve registrar o produto e submetê-lo às agências regulatórias no início de 2015.

Sheila observa que o resultado do produto atende os resultados pretendidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A OMS estima reduzir a mortalidade por dengue em 50% até 2020 e a esta vacina pode ser uma grande contribuição”.

Para o professor associado do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) da Universidade Federal de Goiás (UFG), João Bosco Siqueira, os testes da Sanofi acenam para um resultado positivo e geram expectativa pela antecipação do resultado final. “Neste momento, ainda é importante esperar os resultados da América Latina, já que os genótipos do vírus na Ásia são diferentes”, afirma.

Fonte: O Popular