MEC autoriza novo curso na UFG

Câmpus da instituição em Jataí já vai oferecer 60 vagas para curso no atual vestibular

Malu Longo, 14 de maio de 2014 (quarta-feira)
Depois de 50 anos da instalação do primeiro curso de medicina em Goiás, o município de Jataí, no Sudoeste do estado, ganhou oficialmente o direito de sediar mais um curso da área através da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi publicada ontem no Diário Oficial da União portaria do Ministério da Educação (MEC) que autoriza a abertura de oito novos cursos de medicina em campi de universidades federais. A medida integra a Lei 12.871/2013 que instituiu o Programa Mais Médicos e prevê reformulação nas diretrizes curriculares com o objetivo de melhorar o expandir o atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS). Já em agosto o novos acadêmicos serão recebidos no câmpus da UFG em Jataí (CAJ).

Desde junho de 2012, quando foi divulgada a lista das universidades contempladas no programa de expansão do ensino médico no Brasil, uma comissão da UFG trabalha para a estruturação do curso de medicina em Jataí. Coordenadora de Projetos Especiais da UFG, a professora Sandramara Matias Chaves explicou que a portaria é um procedimento padrão, já que a implantação do curso foi definida há quase dois anos. Os primeiros candidatos já farão o vestibular do meio de ano, cuja primeira etapa está marcada para o dia 18 deste mês. O MEC autorizou a criação de 60 novas vagas, mas a UFG decidiu abrir inicialmente apenas 30, deixando as demais para o início de 2015. Embora os números ainda estejam sendo computados, o diretor do CAJ, Wagner Gouvêa dos Santos estima que cada vaga será disputada por mais de 160 candidatos.

O novo curso vai exigir da UFG um investimento da ordem de R$ 27 milhões. Para viabilizar as aulas da primeira turma, a Prefeitura de Jataí está construindo, com recursos próprios, um pavilhão com várias salas que será inaugurado no dia 30 de junho, dentro da comemoração dos 119 anos do município. Com 3,2 mil alunos matriculados em 25 cursos, entre eles Fisioterapia, Enfermagem e Biomedicina, o CAJ já possui laboratórios para atender os alunos do novo curso nessa etapa inicial. O diretor do câmpus explica que a construção do prédio definitivo da Faculdade de Medicina já está licitada. Com quatro andares e toda a infraestrutura necessária, o edifício deve ficar pronto em um ano e meio. Dos 60 docentes previstos, 11 de diferentes áreas já passaram pelo concurso público e já serão treinados para atender os alunos de acordo com a nova metodologia.

“São muitos os desafios, mas nossa expectativa é grande. O câmpus da UFG impulsionou o desenvolvimento regional. Acredito que o curso de medicina vai mudar o SUS aqui no Sudoeste”, diz Wagner Gouvêa. Presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremego), Erso Guimarães afirmou que, como o novo curso de medicina é da UFG, uma instituição autorizada e regulamentada, a instituição não se opõe. “Esperamos que ele ofereça a mesma estrutura da Faculdade de Medicina de Goiânia. O Cremego fará o seu papel de fiscalizador para ver a condição de funcionamento”, disse. O ministro da Saúde, Arthur Chioro se comprometeu com o secretário da área de Jataí a participar da aula inaugural, no dia 11 de agosto.

A escolha de Jataí para receber a nova faculdade de Medicina de Goiás, de acordo com Sandramaria Matias, obedeceu a critérios técnicos exigidos pela lei que instituiu o Mais Médicos. As comunidades de Catalão e cidade de Goiás, municípios que também possuem câmpus da UFG, se mobilizaram com o mesmo objetivo, mas favoreceram a cidade do sudoeste goiano dados de saúde da região como a existência de cinco leitos hospitalares por estudante conforme exige a lei do Mais Médicos. A professora não descarta a possibilidade de implantação de outra faculdade em Catalão, mas por enquanto a solicitação está sob análise do MEC.
Onde estão os novos cursos.

Além da UFG, outras 7 instituições tiveram autorizaçã.

■ Universidade Federal de Goiás - Jataí - 60 vagas

■ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Três Lagoas - 60 vagas
■ Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni (MG) - 60 vagas
■ Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso (BA) - 40 vagas