15 bairros receberão reforços

Estado anuncia esforço conjunto com Prefeitura para reduzir mortes em locais mais violentos

Cleomar Almeida 19 de junho de 2014 (quinta-feira)

A seis meses do fim do mandato do governador Marconi Perillo (PSDB) e com a crescente onda de violência em Goiás, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou ontem que uma força-tarefa será deflagrada em áreas específicas de 15 bairros que concentram 30% dos homicídios registrados em Goiânia. Os Jardins Novo Mundo e Guanabara e os Setores Central e Pedro Ludovico, que lideram o ranking de ocorrências de assassinatos, serão o principal foco de atuação de 40 policiais militares designados para combater as manchas criminais na cidade.

Esta é a primeira medida anunciada depois de o governo do Estado e a Prefeitura de Goiânia fecharem um projeto de cooperação emergencial para diminuir a onda de violência. O prefeito Paulo Garcia (PT) e o titular da SSP, Joaquim Mesquita, que também é o interino da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus), fizeram, ontem de manhã, reunião no Paço Municipal. Ações articuladas para o combate à criminalidade também pautaram, segunda-feira, encontro do governador e do prefeito.

A força-tarefa dos 40 policiais deve ser deflagrada até o próximo mês, segundo previsão do tenente-coronel Divino Alves, porta voz da Polícia Militar (PM). Joaquim Mesquita explicou, contudo, que outras secretarias do Estado devem integrar o trabalho conjunto, além da Prefeitura. “Já há algum tempo a gente vem destacando a importância do papel extra-segurança pública para combater a violência e os homicídios”, disse ele.

Mapeamento

Para fazer o mapeamento dos bairros que concentram os maiores índices de violência em Goiânia, a SSP considerou o número de197 homicídios registrados entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de março deste ano. Na avaliação da socióloga Dalva Borges de Souza, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Criminalidade e Violência da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o cálculo é “equivocado”.

O porta-voz da PM adianta que os 40 policiais atuarão em 20 carros da corporação, mas, segundo ele, somente em horários e áreas específicas que concentram a maior incidência de crimes nos bairros. Apesar de o principal foco de atuação serem apenas 4 dos 15 bairros considerados pela SSP como os mais violentos de Goiânia, Divino Alves acentuou que as equipes poderão ser deslocadas para atender o restante.

Os policiais da força-tarefa não atenderão às ocorrências do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), segundo o porta-voz da corporação. “As ocorrências comuns serão de responsabilidade das viaturas da área”, explicou Divino Alves.

Em dezembro de 2013, O POPULAR mostrou 45 bairros registraram 58% dos assassinatos ao longo do ano. No total, foram executadas 621 pessoas, no período.

No Estado, a vice-governadoria será responsável pela articulação entre as diversas áreas. O prefeito prometeu instituir um grupo de combate à criminalidade, que deve reunir representantes de diversos órgãos da administração municipal, como a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), além das secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Políticas para Mulheres e Políticas para Promoção da Igualdade Racial.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping