Títulos e Honrarias Oficiais entregues pela UFG - Doutor Honoris Causa
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas - Poetisa Cora Coralina (Resolução Consuni n.001/1982). Nascida na Vila Boa foi à poetisa de maior destaque de Goiás. Sua vida como escritora iniciou-se aos 14 anos. A cerimônia de entrega foi realizada em 1983.
Ana Maria Primavesi (Resolução Consuni n.007/2011). Pela relevância de sua contribuição para o desenvolvimento da agroecologia no estado de Goiás, no Brasil e na América Latina. A cerimônia de entrega foi realizada em 01/03/2012 – 20 horas – Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG.
Antônio Heráclito Sobral Pinto (Resolução Consuni n.006/1988).
Carlos Rodrigues Brandão (Resolução Consuni n.001/2010). Por sua relevante contribuição enquanto educador e pesquisador, inserindo a cultura popular goiana nos campos da antropologia social e da educação popular. A cerimônia de entrega foi realizada em 28/05/2010 – 20 horas – Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG.
Gerson de Castro Costa (Resolução Consuni n.003/1981). Formado em Direito, foi presidente do Centro Acadêmico da antiga Faculdade de Direito de Goiás e um dos fundadores do Jornal Folha de Goyaz. Ajudou na criação da Universidade Federal de Goiás durante sua vida parlamentar como deputado.
Jean François Douliez (Resolução Consuni n.002/1986).
Juan José Sanz Jarque (Resolução Consuni n.014/2003). Natural da Espanha, atuou como professor do programa de mestrado em Direito da UFG. É autor de várias obras jurídicas, foi reitor da Universidade Católica de Ávila, advogado do Conselho de Madri, e catedrático de Direito Agrário da Universidade Politécnica de Madri. É membro da Real Academia de Jurisprudência e Legislação de Madri, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, Membro Honorário do Instituto de Direito Agrário e Comparado de Florença, Membro honorário do Instituto Mexicano de Cultura e Membro da Academia de Jurisprudência de Aragão.
Marconi Ferreira Perillo Júnior (Resolução Consuni n.018/2005). Governador e Senador pelo Estado de Goiás. Além da UFG, recebeu o título de Doutor Honoris da Universidade Estadual de Goiás, também por sua atuação em prol do desenvolvimento das artes, ciências, filosofia e letras no Estado. A cerimônia de entrega foi realizada em 14/12/2005 – 9 horas - Teatro Rio Vermelho, Centro de Convenções de Goiânia.
Mauro Borges Teixeira (Resolução Consuni n.005/2002). Governador de Goiás eleito estava à frente do estado na época do golpe militar de 1964. Foi preso e teve seus direitos políticos cassados por 13 anos. Após a anistia, em 1979, voltou a participar da vida política brasileira. Em 1982, foi eleito senador da República e, em 1990, elegeu-se deputado federal. Na Câmara dos Deputados, destacou-se por sua atuação na Comissão de Defesa Nacional, sendo o primeiro parlamentar a ser agraciado com o Diploma Almirante Álvaro Alberto, patrono dos estudos de desenvolvimento nuclear no Brasil. Foi escolhido por um júri especial, composto por intelectuais e personalidades, um dos cidadãos mais representativos do povo goiano no século 20.
Miguel Reale (Resolução Consuni n.010/1985). Ex-secretário de Justiça do estado de São Paulo e ex-reitor da Universidade de São Paulo, é autor da mundialmente conhecida “Teoria Tridimensional do Direito”. Publicou diversos livros, é membro da Academia Brasileira de Letras, presidente honorário da International Association for Phlosophy of Law and Social Philosophy, e doutor Honoris Causa em várias universidades do país e do exterior. Recebeu condecorações e medalhas na Itália, Japão, Bolívia, França e Costa do Marfim, além do Brasil.
Mozar Camargo Guarnieri (Resolução Consuni n.001/1987). Compositor brasileiro premiado internacionalmente, possui cerca de 600 obras musicais marcadas pelo forte envolvimento com a música popular brasileira. Participou da Semana de Arte Moderna, de 1922, tocou com Villa-Lobos, foi regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo e membro fundador da Academia Brasileira de Música. Foi professor do Instituto de Artes da UFG. Foi homenageado pela Universidade Winsconsin, nos Estados Unidos, recebeu a Ordem “Andrés Bello”, do governo da Venezuela, e várias outras condecorações no Brasil.
Paulo Balduíno de Sousa Décio/Dom Tomás Balduíno (Resolução Consuni n.001/2012). Pelo reconhecimento a uma atuação ímpar nas áreas da educação, saúde, Reforma Agrária, inclusão social, na defesa das culturas indígenas e de mais de 40 anos dedicados ao ideal de um Brasil mais igualitário. A cerimônia de entrega foi realizada em 15/06/2012 – 20 horas – Catedral da Cidade de Goiás.
Paulo Freire (Resolução Consuni n.010/1988). Autor reconhecido internacionalmente por sua obra de caráter inovador e polêmico, que constitui um marco na educação brasileira. Trabalhou na UNESCO, onde participou da formulação do Plano de Educação em Massa. Foi membro do Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra, e realizou notável trabalho de alfabetização de adultos em Guiné-Bissau. A cerimônia de entrega foi realizada em 11/11/1988.
Waldomiro Bariani Ortêncio (Resolução Consuni n.010/2012). Pela sua atuação decisiva na formação humana e cultural do povo brasileiro, em especial, na preservação da cultura popular do país. A cerimônia de entrega foi realizada em 12/04/2013 – 20 horas – Auditório da Faculdade de Educação da UFG.
Washington Novaes (Resolução Consuni n.039/2008). Pela sua atuação em prol da conscientização da humanidade e em favor de um modo de vida sustentável. A cerimônia de entrega foi realizada em 10/06/2009 – 20 horas – Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG.
Categories: Menu Eventos Títulos e Honrarias