Prefeitura de Goiânia e UFG inauguram Farmácia Popular

Parceria vai beneficiar a população, que contará com medicamentos por preços mais acessíveis, e estudantes de Farmácia, que poderão estagiar no local

27 de Junho de 2014

A Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), inaugura na próxima terça-feira, 1º, às 10h, mais uma unidade da Farmácia Popular do Brasil. Localizada ao lado do prédio da Farmácia Escola da UFG, no Setor Leste Universitário, na Praça Universitária, a nova sede vai beneficiar tanto a população quanto os estudantes de Farmácia.

Segundo a coordenadora da Farmácia Popular, Solimar Silva, o diferencial dessa unidade é que os alunos da UFG poderão estagiar no local e terão a oportunidade de acompanhar e aprender. Para a diretora do curso de Farmácia da UFG, Eula Maria Barcelos, o convênio vai contribuir muito para a formação dos estudantes.

Na parceria entre as duas instituições, a SMS contribuiu com a seleção dos funcionários que vão trabalhar no local, enquanto a UFG ofereceu as instalações físicas da farmácia. Com a abertura da nova sede da Farmácia Popular, a população poderá adquirir medicamentos para hipertensão e diabetes gratuitamente e outros remédios por preço de custo, com redução de até 90% do valor de mercado.

'O serviço atende a todos, das redes pública e privada', destacou a coordenadora. Para a compra ou retirada dos medicamentos, é necessário que o interessado leve o documento de identificação e o CPF, bem como a receita médica ou odontológica. A nova unidade vai funcionar de segunda à sexta, das 8 às 18h. Em Goiânia, outra Farmácia Popular do Brasil funciona na Rua 7, no Setor Central.

Outros convênios   - A Farmácia Popular do Brasil não é a primeira parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e a Universidade Federal de Goiás. Em novembro do ano passado, foi inaugurado o Centro de Saúde no Campus Samambaia da UFG, que tem como principal objetivo atender estudantes e funcionários da universidade.

Outro convênio entre as duas instituições é a Assessoria de Comunicação em Saúde (Ascom), que recebe, atualmente, três professores e 13 estudantes bolsistas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Data: 1º de julho
Horário: 10h
Endereço: Unidade II da Faculdade de Farmácia (prédio antigo), Praça Universitária, no Setor Leste Universitário

Nathália Barros, da editoria de Saúde - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)