Maioria expressiva de mulheres

03 08 Maioria expressiva de mulheres

Data: 03 de agosto de 2014

Veículo: O Popular

 

Mais de 87% dos pacientes de cirurgia plástica no Brasil são mulheres, de acordo com o levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps). Pela experiência que acumulou tanto em consultório particular quanto em hospitais públicos, o médico Luiz Humberto Garcia, que também é regente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), identificou o perfil das mulheres que procuram as intervenções estéticas em três faixas de idade: a fase Bárbie, a fase loba e fase avó.

Na fase Bárbie estão as jovens de idade entre 18 e 25 anos que vãos aos consultórios para ter o chamado corpo de boneca. Elas geralmente fazem lipoaspiração e cirurgia de prótese de mama.

Na fase loba estão as pacientes entre 35 e 45 anos que já tiveram filhos. Após definir a prole, elas buscam ajuda médica para fazer correções nas deformidades sofridas pelo corpo.

A terceira fase, a da avó, é a da mulher com mais de 55 anos, que querem minimizar os efeitos do tempo sobre a beleza feminina. Segundo o especialista, essas mulheres procuram geralmente por cirurgias na face, como a blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras), e braços.

Garcia admite que há casos patológicos, de busca exacerbada pelo corpo ideal. “Mas cabe ao cirurgião, como médico que é, avaliar se o paciente não está passando por alguma crise ou neurose, interpretar se o anseio condiz com a necessidade.” No entanto, destaca que a maioria das mulheres que buscam os consultórios são equilibradas.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping