Poesia e arte na Ilha da Galhofa

Data: 09 de agosto de 2014

Veículo: Portal O Hoje

Link direto para a notícia

 

A Ilha da Galhofa e a Oficina Cultural Geppetto recebem a primeira edição do Pequeno Saco de Galhofas neste sábado. Entre as atrações estão os músicos chilenos do Grupo Mérken, trazendo uma diversidade de ritmos musicais sem restrição de idade. A Cia das Artes Poesia que Gira apresenta o espetáculo Rato de Biblioteca, contando a história de uma rata e uma traça, moradoras de uma biblioteca, que enfrentam um drama: por falta de leitores, a casa delas será fechada.

O Pequeno Saco de Galhofas pode estar na primeira edição, mas sua história é antiga. O projeto é, na verdade, uma reformulação de um tradicional evento: a Galhofada, pequena mostra de teatro que, ao longo dos anos, ampliou sua proposta para as diversas linguagens artísticas.

Tudo começou em 2004, no Setor Pedro Ludovico. A Cia de Teatro Nu Escuro estreava o espetáculo O Cabra que Matou as Cabras, realizando apresentações em diversos bairros de Goiânia. Um deles era o Pedro Ludovico, onde o morador Marcos Lotufo, produtor cultural, tinha uma proposta maior. A ideia era de um acontecimento voltado para os moradores da região, em que estes tivessem a oportunidade de participar e apreciar atrações culturais. Apresentações na rua, de forma acessível e sem a burocracia dos teatros.

Com o passar dos anos, a Galhofada ganhou o apoio da comunidade local e de novos grupos e artistas interessados. No ano de 2006, por exemplo, foram os próprios moradores do setor que procuraram a Oficina Cultural Geppetto, colaboradora do projeto, para dar continuidade à Galhofada. A partir daí, ficou clara a parceria firmada com a comunidade.

A partir de agora, as ações serão realizadas em séries. O 1º Pequeno Saco de Galhofas marca esta nova fase da mostra, que pretende ampliar as atividades culturais no Setor Pedro Ludovico, mas ainda culminando com a Galhofada – que acontece sempre no mês de maio. “A idéia de reorganizar a Galhofada que já vinha sendo gestada, porque ela, como evento de grandes proporções (mais de 50 grupos e 300 artistas envolvidos), estava deixando de cumprir com os princípios pelos quais ela surgiu” explica Marcos Lotufo.

Para este primeiro dia de atividades, o Mérken realiza a Oficina Musical Para Músicos e Atores com Formação Musical na Oficina Cultural Geppetto e, também, uma apresentação do espetáculo musical Raíces de Latinoamérica. O grupo é formado por sete integrantes, que se conheceram no Conservatório da Universidade do Chile no início dos anos 2000. O repertório é bem diversificado, e vai de músicas infantis do folclore chileno até os sucessos de Mercedes Sosa e Violeta Parra, para citar apenas dois dos artistas homenageados por ele.

Raíces de Latinoamérica apresenta canções autorais do Mérken, que lançou recentemente o Tusti Mu, segundo álbum do grupo, voltado para o público infantil. O Teatro do Centro Cultural UFG e o Teatro Sesi também recebem o espetáculo dos chilenos durante o mês de agosto.

Já a Cia das Artes Poesia que Gira tem um foco diferente. O trabalho da trupe é voltado para o incentivo à leitura, principalmente para o público infantil. O envolvimento com o mundo da literatura é algo fundamental para os integrantes.

O espetáculo Rato de Biblioteca oferece este contato com os livros. Correndo o risco de ficarem desabrigadas devido à falta de interesse pela leitura, a rata e a traça acreditam que os seres humanos não irão ajudar animais como elas, tão discriminados por sua natureza. Entre planos mirabolantes e algumas ideias, as personagens tentam convencer o público a ajudá-las para que a biblioteca não feche as portas. A solução seria, justamente, aumentar o número de leitores, que “devorem” os livros de forma metafórica, e não como elas fazem.

A programação da Galhofada torna-se, a partir de agora, maior, com o Pequeno Saco de Galhofas. O intercâmbio cultural, a interação entre artistas e público e a necessidade de uma ampliação do acesso às artes já é uma realidade para os moradores do Setor Pedro Ludovico e uma inspiração, felizmente, para o público vindo de outros bairros da cidade. “A solução que encontramos foi a de deixar acontecer brincadeiras menores e mais frequentes sempre que houvesse oportunidade e, na Galhofada, fazer uma celebração”, finaliza Marcos.

 

Serviço:

Oficina Musical para Músicos e Atores com Formação Musical
Ministrante: Grupo Merkén (Chile)
Horário: das às 8h às 14h
Local: Oficina Cultural Geppetto (Rua 1.013, Setor Pedro Ludovico)
Taxa: R$ 20 (pagos na hora). A participação será por ordem de chegada ao evento
Informações: 3241 8447

Apresentações: ‘Rato de Biblioteca’ e ‘Raíces de Latinoamérica’

Horário: A partir das 16:30h.
Local: Ilha da Galhofa (Alameda Henrique Silva, esquina com a Rua 1.014, Setor Pedro Ludovico)
Entrada franca

Fonte: Portal O Hoje

Categorias: clipping