Teatro e música chilena abrem programação

09 08 Teatro e música chilena abrem programação

Data: 09 de agosto de 2014 (sábado)

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia

 

O grupo musical chileno Mérken, que acaba de desembarcar em Goiânia, apresenta o espetáculo Raízes Latino-americanas hoje, a partir das 17h30, na Ilha da Galhofa, dentro projeto 1º Pequeno Saco de Galhofas. A apresentação tem entrada gratuita. Conjunto musical com sete integrantes, o Mérken abrirá uma espécie de braço do Festival Galhofada, realizado todos os anos por um coletivo de artistas no setor, dando espaço a iniciativas culturais fora do programa principal do festival, geralmente reunido em duas semanas consecutivas.

Na capital goiana, o conjunto estrangeiro abre a iniciativa apresentando repertório de músicas do folclore chileno e canções conhecidas de artistas como Mercedes Sosa e Violeta Parra. Uma hora antes, também na Ilha da Galhofa e com entrada gratuita, às 16h30, a Cia. das Artes Poesia que Gira apresenta a peçaRato de Biblioteca. Pela manhã, a primeira experiência do Pequeno Saco de Galhofas terá ainda a realização de oficina musical ministrada pela trupe do Chile – que fora do projeto ainda se apresentará na cidade na terça-feira, no Centro Cultura UFG, e no dia 23, no Teatro Sesi. O curso, ministrado na Oficina Cultural Geppetto, é destinada músicos e atores com iniciação musical.

O Merkén teve sua origem nos corredores do Conservatório da Universidade do Chile, no início da década de 2000. Raízes Latino-americanas é seu mais novo espetáculo, com canções registradas no disco Tusti Mu, nome do segundo álbum do grupo e que significa um presente às crianças de nossa vida. No trabalho, os artistas chilenos fazem um mergulho no universo fantástico e familiar de tradições de seu país. Piano sobre tambores caribenhos e charangos misturam-se com vozes em coro, uma linha de poesia jovem sob os acordes de um violão.

INCENTIVO À LEITURA

Já o espetáculo Rato de Biblioteca, que abre a leva de apresentações no final da tarde, se propõe a um trabalho de incentivo à leitura e com foco no público infantil. No enredo, duas incomuns moradoras de uma biblioteca, uma rata e uma traça, se veem desabrigadas, pois por falta de leitores sua casa será fechada. Convencidas de que as pessoas não as ajudariam, elas bolam planos e ideias mirabolantes para tentar convencer o público a ajudá-las a impedir que a biblioteca pública feche as portas.

Segundo Marcos Lotufo, um dos organizadores do Galhofada, o 1º Pequeno Saco de Galhofas será o primeiro de uma série de eventos que “pretende ampliar a oferta de atividades culturais e formativas no Setor Pedro Ludovico”. O festival, que é realizado há 11 anos, geralmente no mês de maio, sempre reúne artistas de Goiânia, interior de Goiás e até de outros Estados com o intuito de promover manifestações culturais entre a comunidade que cerca o Setor. Como o novo formato do Pequeno Saco de Galhofas, o festival pretende ter realizações durante todo o ano.

Evento: 1º Pequeno Saco de Galhofas

Apresentações artísticas: peça Rato de Biblioteca, hoje, às 16h30, e espetáculo musical Raízes Latino-americanas, às 17h30

Grupos: Cia. das Artes Poesia Que Gira e Grupo Mérken, respectivamente

Local: Ilha da Galhofa (Al. Henrique Silva, esq. com 1.014, Setor Pedro Ludovico)

Informações: 3241-8447 (Oficina Cultural Geppetto)

Entrada franca

Fonte: O Popular

Categorias: clipping