Projeto garante atendimento oftalmológico

10 agosto de 2014

projeto 1008 (jpeg)

Problemas de visão co­mo miopia, astigmatismo e hipermetropia comprometem significativamente o processo de aprendizagem de crianças e jovens. Justa­mente por isso a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou convênio com a Fundação Jaime Câmara para desenvolver o projeto "Boa Visão".

A iniciativa disponibiliza atendimento médico oftalmológico aos alunos da rede estadual de educação na própria unidade de ensino por meio de uma unidade móvel equipada com dois consultórios. O convênio foi oficialmente lançado no dia 20 de maio pela secretária Vanda Si­queira, durante solenidade no Colégio Estadual Profes­sora Lousinha Carvalho. No mesmo dia, 766 alunos passaram pelo processo de triagem. Desses, 257 fizeram exames oftalmológicos, 74 tiveram óculos prescritos e três foram orientados a procurar o Cerof para tratamento mais específico.

Além do diagnóstico de possíveis problemas vi­suais, o projeto "Boa Visão" garante ao aluno não só a prescrição do receituário, mas também os óculos, caso o uso seja recomendado pelo oftalmologista. Como aconteceu com os três alunos do C. E. Profes­sora Lousinha Carvalho, alguns casos incluem também encaminhamento para exames complementares, tratamentos médicos mais apurados e até procedimentos cirúrgicos.

O "Boa Visão" envolve o trabalho das equipes da Fundação Jaime Câmara e de uma equipe do Centro de Referência em Oftal­mo­lo­gia (Cerof), vinculado ao Hospital das Clínicas da UFG (Universidade Fede­ral de Goiás).

Até março de 2015, o con­vênio assinado entre a Seduc e a Fundação Jaime Câmara tem a meta de atender aproximadamente 44 mil estudantes do En­sino Fundamental de 130 escolas estaduais de Goiâ­nia. Entre os dias 20 de maio e 25 de junho, o projeto visitou oito escolas em Goiânia.

Foram elas: Colégio Es­tadual Dona Mariana Rassi (28/05), Colégio Estadual Professora Vandy de Castro Carneiro (2/06), Colégio Estadual Marechal Rondon (04/06), Escola Estadual Professor Sebastião França (16/06), Colégio Estadual Dom Abel (19/06), Escola Estadual Santa Marta (24/06) e Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (25/06). Ao todo, 1211 estudantes passaram pela triagem, 744 por consulta oftalmológica, 209 tiveram óculos prescritos e 10 foram orientados a procurar o Cerof, pois o problema de visão detectado exigia tratamento mais apurado.

Facilidade de acesso

Durante a solenidade de lançamento do projeto, no dia 20 de maio, a secretária fez questão de destacar a importância dessa ação. Segundo ela, além da detecção e tratamento de possíveis deficiências ­visuais, o projeto tem papel fundamental também na prevenção.

Vanda Siqueira lembrou ainda um fator que é decisivo para o sucesso do projeto na rede estadual, que é a facilidade de acesso dos estudantes às consultas oftalmológicas, já que cada escola recebe a visita da unidade móvel.

Na área de prevenção, a equipe reúne pais e professores para orientar sobre como detectar problemas mais simples que afetam o desempenho escolar. A secretária acrescenta que o projeto contribui muito para a melhoria da aprendizagem em sala de aula, já que, com a saúde visual em dia, "os resultados são sempre melhores", conclui.

Pais, diretores e educadores podem saber mais informações do projeto entrando em contato com a Gerência de Ensino Trans­ver­sal da Superintendência de Ensino Fundamental da Seduc. Os telefones são (62) 3567.4937 e 3201.1517. (Maria José Rodrigues)

Fonte: Jornal Tribuna do Planalto

Categorias: clipping