Amma examina macacos do Areião

13 de agosto de 2014

Amma 13 08  (jpeg)

Com os objetivos de verificar o estado de saúde dos animais e conscientizar a população para não alimentá-los, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) realizou durante todo o dia de ontem uma série de exames nos macacos do Parque Areião.

De acordo com a gerente de Proteção e Manejo da Fauna Silvestre (Gefau) da Amma, Laura Wiederhecker, 11 animais foram capturados e examinados, além de ter chips implantados no organismo. “Esses instrumentos nos ajudarão, em exames futuros, a fazer um acompanhamento sistemático da saúde dos bichinhos”, explicou. Ela disse também que será mais fácil de saber que animais já foram examinados nas próximas vezes em que a ação for realizada.

Por meio de uma parceria da Amma com Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG), os pesquisadores puderam fazer coleta de sangue, biometria (medição dos bichos), exames para medir as taxas de açúcar no sangue e colesterol e verificar a presença de alguns vírus como da febre amarela, da dengue e da raiva.

Laura afirmou que existem 40 primatas vivendo na área do parque e para evitar que haja um aumento nesse número, é importante que os visitantes não lhes deêem comida. “As pessoas que vão ao local devem evitar essa prática porque quanto mais alimentos eles consumirem, maior a chance de haver novas reproduções”, alertou.

A gerente contou que a área do parque onde os animais ficaram foi isolada. “Os locais onde os procedimentos aconteceram estiveram isolados para reduzir o estresse dos macacos e o risco de acidentes com a população”, pontuou.

Fonte: O Hoje

Categorias: clipping