Música em homenagem

13 de agosto de 2014

Música em homenagem 13 08 (jpeg)

Concertos na Cidade homenageia Henrique de Curitiba, regido por Samuel Kerr.

Em Homenagem aos 80 anos de Henrique de Curitiba, o Concertos na Cidade, acontece hoje a partir das 20h30min no Auditório Sesc no Jardim América. Comandado pelo regente Samuel Kerr, o Coro da Pró-Música de Goiás vai encantar os presentes no local.

O Coro da Pró-Música de Goiás

Criado em 2012, com o objetivo de ser um grupo de produção de concertos e de valorização dos músicos goianos, contribuindo com a formação de platéia em Goiás. Desde sua fundação, já foram levados ao palco 14 concertos, com programas que abrangem do renascimento ao contemporâneo.

As formações do Pró-Música são variadas, de pequenos grupos de câmara aos programas com coro e orquestra. No ano de 2013, além dos concertos realizados no Estado de Goiás, os cantores associados ao Pró-Música foram convidados pela OSESP para participar de performances como a Sinfonia nº 10 Ameríndia de Villa-Lobos, sob regência de Isaac Karabtchevsky; a Missa Glagolítica, de Janácek, sob direção de Osmo Vänskä; e, neste ano, nos dias 03, 05 e 06 de julho, a Nona Sinfonia, de Beethoven, sob a batuta da regente titular da OSESP, Marin Alsop.

Samuel Kerr regente

Conduzido sua carreira musical ao som da voz cantada, seja como regente, arranjador, organista ou professor. Dentre seus trabalhos corais estão os realizados à frente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo, Coral da Unesp, por ele criado, Cia Coral, Associação Coral CantumNobile, Coral dos Estudantes de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Madrigal Psichopharmacom e muitos movimentos corais por ele liderados. Foi também Diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo, Regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo e professor do Instituto de Artes da Unesp. Atualmente tem participado dos Painéis Funarte de Regência Coral.

Henrique de Curitiba

O compositor (1934 – 2008), possuidor de numerosa obra, tendo mais de 140 composições no gênero instrumental, vocal e de câmara, destaca-se como um dos principais compositores brasileiros de sua geração. Entre suas obras mais conhecidas pode-se citar Evocação das Montanhas, gravada por Milton Nascimento em 1982, no LP Anima; Serenata Noturna, para orquestra de cordas gravada em 1995, pela Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção de Lutero Rodrigues; a Missa Breve gravada pelo coro de Câmara da UFG, sob a direção de Norton Morozowicz, em 1995, no CD Musica Sacra Brasileira; Pingos d’agua, uma de suas peças mais cantadas, pelo coral Canto em Canto, do Rio de Janeiro, em 1994, sob a direção de Elsa Lakschevitz; Já Vem Primavera gravada pelo coral da Universidade Estadual de São Francisco, na Califórnia, USA, em 2002;   para quinteto de metais, gravado em 1997, pelo Meridien Ensemble Arts de New York e as Variações Frere Jaques gravadas, em 2001, pela afamada pianista belga, Mireille Gleizes.

Tem obras editadas, executadas e gravadas no Brasil e no exterior. Foi membro do Conselho de Cultura, professor, na Universidade Federal e diretor, na Escola de Música e Belas Artes, todos no Estado do Paraná. Após uma permanência de seis anos em Londrina, PR, residiu em Goiânia, onde lecionou na pós-graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, prosseguindo com sua atividade composicional até sua morte em 2008 já na cidade de Curitiba.

CONCERTOS NA CIDADE

Onde: Auditório Sesc Cidadania / Av.C-197, Qd.498,Lt.1/21, Jardim América