Goiânia receberá Encontro Funarte de Políticas para as Artes

Data: 24 de agosto de 2014 (domingo)

Veículo: O Popular

 

Prefeitura de Goiânia

 

O IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes trará a Goiânia e a outras quatro capitais brasileiras - Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ)-, a oportunidade de discutir políticas voltadas para artes. Na capital goiana, a abertura está agendada para o dia 16 de setembro, às 10h, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. O evento contará com palestras, debates e apresentações de artigos e relatos sobre boas práticas no meio artístico. Já estão abertas inscrições para apresentação de trabalhos e para ouvintes. 

Nesta 4ª edição, o debate será pautado pelo tema “Diálogos, territórios e conjunturas”, escolhido a partir dos resultados obtidos nos encontros anteriores. A Funarte detectou a necessidade de ampliar o campo de discussões da pauta e, ao mesmo tempo, constatou que é preciso aumentar as redes de contato entre os interessados para a construção de novas articulações. Por isso, manteve a circulação do Encontro por todas as regiões do país. Em todas as cidades citadas, haverá tradutor para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ampliar ainda mais a participação popular.

Estarão presentes na atividade Décio Tavares, representante da Secretaria de Estado de Cultura; Ivanor Florêncio Mendonça, Secretario Municipal de Cultura; Carlos Sena Passos, Diretor do Centro Cultural da UFG; Beatriz Wanderley, Representante Regional do Ministério da Cultura; e Vânia Ferro, Presidente da Associação Goiana de Artes Visuais.

Breve Histórico

Realizado desde 2011, o Encontro é um ciclo de reuniões que acontece com participação da sociedade. Por meio do diálogo entre pesquisadores, gestores, artistas, produtores, articuladores e outros agentes sociais ligados a várias linguagens de arte, a atividade promove a reflexão e contribui para a formulação e o aperfeiçoamento das políticas direcionadas às artes em âmbito nacional.


Programação

Goiânia/GO

16 de setembro de 2014

Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3 esquina com Rua 9 – centro)

Mesa de abertura – 10h às 12h

Ana Vasconcelos – Representante Funarte

Décio Tavares Coutinho – Representante Secretaria de Estado de Cultura

Ivanor Florêncio Mendonça – Secretário Municipal de Cultura

Carlos Sena Passos – Diretor do Centro Cultural UFG

Fernanda Candeias – Representação Regional MinC/CO

Mesa Produção e políticas para as Artes

Deize Almeida Botelho e Alexandre Silva dos Santos Filho – ‘Cultura Viva – Diálogos, territórios e conjunturas na amazonidade paraense’

Maria Cristina Ferreira de Freitas – ‘Ensino da arte contemporânea em um espaço não formal

Karen Christye Fidelis – ‘Movimento Pixo: de São Paulo ao Brasil

Mesa Diálogos, territórios e conjunturas – 16h às 18h

Ana Guiomar – Festival Nacional da Música – EMAC/UFG

Vania Ferro – Associação Goiana de Artes Visuais

Robson Eleutério – Artista contemplado Edital Microprojetos – Bacia do Rio São Francisco

Thiago Moura – Grupo Bastet de teatro

Fonte: O Popular