Professora vence prêmio nacional

Professora vence prêmio nacional

23 de agosto de 2014

 

A cientista e professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG) Carolina Horta Andrade foi uma das sete vencedoras do prêmio Para Mulheres na Ciência, da multinacional L´ Oréal em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Academia Brasileira de Ciências. Ao todo, eram 312 candidatas.

Primeira goiana a vencer o prêmio nacional, Carolina trabalha em um projeto da área de Química Medicinal, no planejamento e busca de novos candidatos a fármacos para o tratamento da Leishmaniose, doença transmitida pela picada do mosquito-palha. Ela explica que a pesquisa, que já dura aproximadamente 4 anos, busca o desenvolvimento de medicamentos eficazes e de baixo custo à população. “Até o momento já identificamos algumas moléculas bastante promissoras, que foram ativas em experimentos ‘in vitro’ contra o parasito”, comenta a cientista.

Ela ressalta os resultados positivos da pesquisa, que se mostraram mais eficientes que os poucos medicamentos existentes, descobertos há mais de 50 anos. “ Três compostos foram, inclusive, mais potentes do que o medicamento padrão utilizado para o tratamento da Leishmaniose”, explica Carlina

Segundo a L´ Oréal, a importância do prêmio se dá por ser exclusivo para mulheres, que representam 1/3 dos pesquisadores no País e por fomentar a pesquisa científica brasileira. Cada vencedora receberá um valor equivalente em reais a US$ 20 mil, como bolsa-auxílio ao trabalho realizado.

O reconhecimento do trabalho deu ânimo à cientista goiana. Os próximos passos agora, diz ela, é “continuar incansavelmente a busca por novos fármacos para o tratamento de doenças negligenciadas, como leishmaniose, malária, doença de Chagas, esquistossomose e tuberculose.”

 

Fonte: O Popular

Categorias: clipping