Sinfonias de Beethoven no “Concertos para a Juventude”

Evento abre o II Concurso Nacional de Jovens Solistas e do Ciclo das Sinfonias do compositor alemão

23 de Agosto de 2014

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta hoje o espetáculo da série “Concertos para a Juventude”. O evento acontece no Palácio Centro Cultural Oscar Niemeyer e marca a abertura do II Concurso Nacional Jovens Solistas e do ciclo das sinfonias pares de L.v. Beethoven. O programa traz obras de E.M. Cunha (Movimento para Orquestra) e Beethoven (Sinfonia Nº 2 em Ré Maior, Op. 36; e Sinfonia Nº 4 em Si Bemol Maior, Op. 60) sob a regência do maestro Marshal Gaioso Pinto.

Ciclo das sinfonias de Beethoven e composição goiana

 Em 2013, a filarmônica iniciou o ciclo de sinfonias de Beethoven – as nove obras representam o coração do repertório sinfônico de qualquer orquestra. Foram contempladas todas as sinfonias ímpares do lendário compositor. Em 2014, serão executadas as sinfonias pares: hoje será a 2ª e 4ª sinfonias, dia 2 de setembro, a 6ª sinfonia e dia 28 de setembro, a 8ª.

Essa divisão entre as sinfonias pares e ímpares não é por acaso”, explica o regente Marshal Gaioso. “Diversos estudiosos da música erudita defendem que há uma dicotomia na personalidade das sinfonias ímpares e pares de Beethoven. Enquanto as ímpares geralmente são mais dramáticas, as pares têm um caráter mais lírico, bucólico”.

Um ponto interessante nas sinfonias escolhidas para o repertório que acontece hoje, segundo o maestro Marshal, é a possibilidade de acompanhar obras em que Beethoven expressa com grande eficácia sentimentos positivos e de alegria. “A 2ª e a 4ª sinfonias são talvez as obras de Beethoven que deixam mais claras esse otimismo. E é interessante analisar que a 2ª sinfonia, por exemplo, foi composta no mesmo período em que Beethoven escreveu o Testamento de Heilingenstadt, documento onde ele reflete, desesperado, sobre a tragédia da sua surdez incurável. Em depressão, cogita seriamente o suicídio, mas muda de ideia devido ao seu amor à arte”, explica o maestro, citando trecho da carta do grande compositor:

Foi a arte, e apenas ela, que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim!” – L.v. Beethoven, Testamento de Heilingenstadt 

Além das sinfonias, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta o Movimento para Cordas de Estércio Marquez Cunha, professor de composição da UFG e principal compositor de música erudita de Goiás. Escrita em 1983, a obra foi estreada em Brasília sob a regência do renomado maestro Cláudio Santoro.

Concurso 

Jovens Solistas

O evento também realiza o II Concurso Nacional Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica de Goiás. O concurso selecionará um jovem talento para apresentação junto à Orquestra Filarmônica de Goiás – OFG, em concerto no Palácio da Música Belkiss Spenzièri, que será realizado no dia 24 de outubro de 2014, sob a regência do maestro Neil Thomson. O concurso será realizado no dia 31 de agosto de 2014, no Palácio da Música Belkiss Spenzièri, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

O regente

Marshal Gaioso Pinto é bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e Ph.D. em Musicologia pela University of Ken-tucky, em Lexington, EUA. Marshal tem atuado como regente de orquestra, coro e banda. Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra de Câmara do Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás, Orquestra de Câmara de Goiânia e Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás. Gravou como regente e diretor artístico, diversos CDs. O maestro é professor de Música do Instituto Federal de Goiás e atua nas áreas de história da música e regência, bem como orientação de trabalhos científicos de pré-graduação e graduação. A partir de 2014, Marshal Gaioso atua como regente associado da Orquestra Filarmônica de Goiás.

A Orquestra Filarmônica 

de Goiás 

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa cultural de iniciativa do governo do Estado de Goiás e está dentro da estrutura do Centro Cultural Oscar Niemeyer – um amplo conjunto criado e administrado para democratizar o acesso do povo goiano à arte e à cultura.

O CCON, como é conhecido, abriga ainda o Palácio da Música Belkiss Spenzièri; o Museu de Arte Contemporânea de Goiás; o Monumento aos Direitos Humanos e uma biblioteca. Além da Esplanada JK, o espaço aberto que, a cada dia mais, se torna o ponto de encontro e diversão das famílias e de esportistas goianos. Sediada no CCON, a Filarmônica de Goiás se apresenta em concertos musicais; abre audições para a contratação dos músicos; faz ensaios abertos ao público; oferece workshops e realiza concursos.

Temporada 2014

Em 2014, a Orquestra Filarmônica de Goiás estreia a primeira Turnê Nacional, apresentando ao público obras essenciais do repertório sinfônico. A programação anual segue com as séries Quinta Clássica, Concertos para a Juventude, Filarmônica no Sesi, Concertos de Câmara, Concertos Didáticos e Ensaios Abertos, Orquestra nos Bairros, além da II Turnê Estadual, do III Workshop Internacional de Regência Orquestral e do II Concurso Jovens Solistas.

A Orquestra Filarmônica de Goiás está no terceiro ano de reformulações e traz para a direção artística e regência titular o maestro britânico Neil Thomson, dono de grande experiência como professor de regência em escolas de música europeias, com currículo recheado de premiações e passagens ilustres pelas grandes orquestras do mundo.

Neil Thomson vem estabelecer um critério de excelência musical em Goiás. A contribuição dele é decisiva para a consolidação artística da filarmônica, dando continuidade no crescimento qualitativo e atuação no cenário da música de concerto.

Além da presença de Neil Thomson na direção artística e regência titular, a Filarmônica de Goiás receberá durante todo o ano de 2014 artistas de renome como José Feghali, Arnaldo Cohen, Ian Parker, Fábio Zanon, Ittai Shapira, Aylton Escobar, Jean Louis Steuerman e David Rabinovich.

Concertos para Juventude: Abertura do II Concurso Nacional de Jovens Solistas

Quando: Hoje, às 11h

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Av. Dep. Jamel Cecílio, Quadra Gleba, Lote 01, nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira)

Entrada franca

PROGRAMA

E. M. Cunha

Movimento Para Cordas (1983)

L. V. Beethoven

Sinfonia Nº 4 em Si Bemol Maior, Op. 60

VII. Adagio – Allegro vivace

VIII. Adagio

IX. Allegro molto e vivace – Um poco meno allegro

X. Allegro ma non troppo

Intervalo

L. V. Beethoven

Sinfonia Nº 2 em Ré Maior, Op. 36

I. Adagio – Allegro con brio

II. Larghetto

III. Scherzo: Allegro

IV. Allegro molto



Fonte: Diário da Manhã

Categorias: clipping