Festa do Sol Nascente

22 de agosto de 2014

 

Clube Kaikan é palco hoje e amanhã de mais uma edição do festival que celebra a riqueza cultural do Japão

Festa Sol Nascente 22 08 (jpeg)

A batida tradicional que reproduz o som dos tambores da ilha de Okinawa, no sul do Japão, volta a dar o tom do festival Bon Odori, maior evento da cultura nipônica de Goiás. Pelo 12º ano consecutivo, o Clube Kaikan, no Itatiaia, abre suas portas para celebrar a música, a dança, a culinária e as artes plásticas japonesas. Os ingressos a R$ 30 dão direito a um yakisoba (macarrão com carne e legumes). A festa será realizada hoje e amanhã, a partir das 19h30. A expectativa é que 8 mil pessoas prestigiem o evento. A organização do festival é da Associação Nipo-Brasileira de Goiás.

Neste ano, além das tradicionais apresentações culturais que já se tornaram marca registrada do evento, o Bon Odori terá show do grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, pioneiros na cidade das apresentações de taikô, o milenar tambor japonês de batida forte e pausada. No passado, o instrumento foi usado para anunciar guerras e intimidar adversários. Outro destaque da programação é a apresentação do Matsuri Dance que animará o festival com um estilo pop de dança e música japonesa, misturando movimentos tradicionais com modernos.

A parte gastronômica promete não decepcionar os visitantes que são recebidos por um altar com frutas da estação. Durante o evento, é possível apreciar os pratos mais conhecidos do Japão como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, udon, guioza, temaki e o shimeji. Além disso, estão programadas exposições de produtos das artes nipônicas. Entre eles, destaque para o shodô, a caligrafia originaria do Japão, também considerada uma forma de manifestação artística da Terra Sol Nascente.

Durante o festival, o gramado do Kaikan é todo iluminado com decoração típica e os visitantes são convidados a interagirem com as atrações. Não é incomum entre os visitantes mais jovens, a prática do cosplay, arte de se fantasiar de personagens de filmes e dos mangás, que são as histórias em quadrinhos japonesas. Os fãs da arte também têm encontro marcado durante o Bon Odori. Apesar ter sido aberto ao público em geral há apenas 12 anos, o festival é realizado em Goiás desde os primórdios da instalação da comunidade nipônica em Goiânia no final da década de 1940.

A comemoração típica também celebra a vida e os elos familiares. É ainda um momento de reverenciar os mortos, preservando os valores culturais dos antepassados para manter viva a identidade do povo japonês. A ANBG, entidade sem fins lucrativos que organiza a festa, congrega japoneses e descendentes de mais de 500 famílias residentes em Goiânia. Os goianos acolheram os primeiros imigrantes japoneses há cerca de 80 anos, no município de Nerópolis. Anos após sua fundação, a capital também passou a receber japoneses migrantes e seus descendentes.



A FESTA

Bon Odori é uma expressão que representa a alegria e a paz entre a terra e o céu. Segundo os descendentes de japoneses que organizam a festa, é a mais popular manifestação festiva folclórica do Japão, há séculos. O nome – Bon (espírito) e Odori (festa) – foi dado a Mokuren, discípulo de Buda.

12º Bon Odori

Data: Hoje e amanhã, às 19h30

Ingressos: R$ 30

Local: Clube Kaikan (ANBG) – Av. Planície S/Nº, Conjunto Itatiaia (ao lado do Clube dos Bancários, próximo ao Câmpus Samambaia da UFG)

Pontos de venda: Lojas Fujioka

Mais informações: 3205-3947 e 3205-2727

Fonte: O popular

Categorias: clipping