Nietzche para ouvir

25 de agosto de 2014

Recital de canto e piano com repertório formado por composições do pensador abre 21ª Semana de Filosofia na UFG

Nietzche para ouvir 25 08  (jpeg)

Um recital com canções de Nietzsche vai abrir oficialmente hoje a programação da 21ª Semana de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, às 18h45, no Auditório Lauro Vasconcellos, no prédio da Faculdade de Filosofia, no Câmpus 2. A apresentação musical de piano e voz, com Maria Lúcia Roriz e Geraldo Márcio, precede a conferência de abertura do evento, com Roberto Romano da Silva, professor da Universidade de Campinas. A entrada é franca.

Com cinco canções, o recital traz à luz um lado bem menos conhecido de um dos principais e mais influentes nomes da história da filosofia, o alemão Friedrich Nietzsche. “Realmente, as composições dele são de pouco conhecimento do público, inclusive entre os estudiosos de sua obra, até porque elas são pouco tocadas”, aponta o cantor lírico Geraldo Márcio, mestrando em Filosofia com graduação em Música.

As composições do recital, acrescenta Geraldo, contam com letras e melodia de Gohler, Petöfi e Chamisso. Parte do repertório traz canções em que tanto a melodia quanto a letra são do próprio Nietzsche. “Talvez elas não tenham se tornado populares por serem um pouco diferentes do estilo que atrai um público maior. São obras de difícil execução, mais próximas do atonalismo, evocando uma atmosfera passional e conturbada”, descreve Geraldo. “De certa forma, pode-se dizer que essas composições têm algo em comum com sua obra”, completa.

Geraldo observa que, na tradição filosófica, música e filosofia sempre andaram juntas. “Desde Pitágoras a Santo Agostinho, não era incomum que os filósofos fossem também músicos. Nietzsche, nesse caso, é apenas mais um”, observa. No encerramento de seu mestrado, ele adianta que pretende repetir a façanha de hoje à noite, mas a partir das composições de Rousseau, tema de seus estudos.

A pianista Maria Lúcia Roriz, bacharel em Música – Piano e licenciada em Musica pela Universidade Federal de Goiás, apresenta-se regularmente como solista, camerista, solista de orquestra e com duo pianístico. Ela desenvolve pesquisa sobre a música e teatro musicado em Goiás e é professora da Universidade Federal de Goiás e membro da Academia Nacional de Música (RJ).

ENCONTRO

Durante toda a semana, a Faculdade de Filosofia vai ser palco de diversas atividades, abertas aos estudantes e ao público em geral. Um dos destaques com interesse mais amplo é a conferência de abertura, O Golpe, Perene Estado de Exceção, hoje às 20 horas, com Roberto Romano da Silva, professor da Universidade de Campinas.

Na sexta-feira, às 10 horas, a conferência de encerramento, Pensar em Tempos de Dispersão Hiperconectada, será proferida por Maria Cristina F. Ferraz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As duas conferências serão realizadas no Auditório Lauro Vasconcellos, no Câmpus 2 da UFG.

Recital: de abertura da 21ª Semana de Filosofia da UFG

Data: Hoje, às 18h45

Local: Auditório Lauro Vasconcellos, do prédio da Faculdade de Filosofia, Câmpus 2 da UFG

Mais informações sobre o evento: www.filosofia.ufg.br/