Cinema português é destaque na 1ª edição do Fronteira - Festival de filme documentário, em Goiânia.

26 de agosto de 2014

A primeira edição do festival Fronteira, que decorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro em Goiânia, conta com a participação do cineasta português Rui Simões, que terá três filmes seus em exibição para o público brasileiro.

Brasília - A cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, no centro-oeste brasileiro, acolhe a partir do próximo sábado, 30 de agosto, e até ao dia 7 de setembro, a primeira edição do Fronteira - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, um evento que contará com uma mostra especial dedicada ao cineasta português Rui Simões.

A mostra contará com a exibição dos filmes "O Bom Povo Português", "Deus, Pátria, Autoridade", e, na sessão de abertura do festival, o filme "Guerra ou Paz", segundo um comunicado divulgado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Rui Simões, que vive em Lisboa, é um cineasta português que se caracteriza pela prática do documentário histórico, visto como cinema militante, de intervenção política, e ainda pela realização de documentários em vídeo e de gravações de peças de teatro e de bailado.

O Fronteira decorrerá no Cine Cultura, no Cine UFG, no Centro Cultural Grande Hotel e no Museu da Imagem e do Som, apresentando sete mostras especiais e uma mostra competitiva internacional que irá reunir filmes de todo o mundo, inclusive de Portugal.

Além do português Rui Simões, nomes de peso desembarcarão em Goiânia, como a cineasta americana Abigail Child, o mestre do cinema marginal Andrea Tonacci; a cineasta e artista plástica Paula Gaitán; a atriz e realizadora Helena Ignez, entre outros.

O I Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental é realizado pela Balaio Produções Culturais e Cinematográficas, pela Barroca Produções Artísticas e Cinematográficas e pela Phantasus Produções e nesta primeira edição conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e as entradas para todas as sessões serão gratuitas.

Fonte: Portal Portural Digital

Categorias: clipping