Goiás é 3º em cirurgia plástica

Data: 28 de agosto de 2014

Veículo: O Popular 

Goiás 28 08 (jpeg)

 

Medicina

Goiás é 3º em cirurgia plástica

Estado perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, segundo levantamento da SBPC

Maria José Silva

28 de agosto de 2014 (quinta-feira)

Goiás é o terceiro Estado em número de cirurgias plásticas no Brasil. Foram 175 mil procedimentos realizados em 2013, o que representa 10% do total realizado no País. Fica atrás apenas de São Paulo, com 629 mil procedimentos (36%) e Rio de Janeiro, com 262 mil (15%). No Brasil, foram realizadas 1.749.079 cirurgias plásticas em 2013. O levantamento com os dados de Goiás foi feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a pedido do POPULAR. O estudo demonstra, também, que os procedimentos mais procurados pelos pacientes em Goiás são lipoaspiração, prótese mamária, abdominoplastia e cirurgias de rejuvenescimento facial.

A posição do Estado quanto à quantidade de cirurgias plásticas realizadas coincide com o ranking relacionado ao número de profissionais que estão na ativa. Reportagem do POPULAR publicada em 3 de agosto fundamentada em levantamentos da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps) e da SBPC mostrou que Goiânia ocupa o 3º lugar no Brasil em quantidade de cirurgiões plásticos especializados por número de habitantes.

Em média, são nove procedimentos cirúrgicos por médico por mês, mas essa relação considera todos os profissionais capacitados a realizarem cirurgias plásticas e não apenas os com especialização na área. O levantamento também mostra que os problemas mais comuns no pós-operatório são: surgimento de queloides (espécie de cicatriz), abertura de pontos, problemas com drenagem linfática mal feita, necrose de pele em plástica de abdome e anemia. Não há na pesquisa um percentual de quantos procedimentos apresentam os problemas citados acima.

A cirurgiã plástica Gheisa Moura Leão Pinheiro, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isasp, na sigla em inglês), professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e preceptora de residência médica em cirurgia plástica na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, vincula a grande procura por cirurgias plásticas em Goiás ao culto à beleza e busca desenfreada pelo corpo perfeito, à qualidade técnica dos profissionais formados no Estado e, ainda, à exigência dos pacientes. Em Goiás, observa a médica, existem três centros de residência médica - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Gheisa observa que parte de sua clientela é composta por pessoas que moram em outros Estados e até mesmo em outros países. “Muitas vezes mulheres de outros Estados, que residem e trabalham no exterior, buscam os nossos serviços”, sublinha.

A capital, conforme revelou O POPULAR no começo do mês, tem um especialista para cada grupo de 9.352 habitantes. Proporcionalmente, Goiânia perde apenas para Porto alegre (RS), que tem um especialista para 5.733 habitantes, e para Belo Horizonte (MG), que tem um cirurgião plástico para cada grupo de 8.729 pessoas. A reportagem também mostrou que o Brasil é o país com maior quantidade de cirurgias plásticas por habitante no mundo. Historicamente, o posto era ocupado pelos Estados Unidos.

RISCOS

Os bons resultados nas cirurgias plásticas também são relacionados às condições físicas dos pacientes. Gheisa destaca que é imprescindível que a pessoa que pretende ser submetida a um procedimento cirúrgico esteja em boa condição de saúde, não tenha antecedentes de doenças graves, procure um hospital de boa qualidade e um cirurgião plástico com capacidade técnica.

A médica também acentua que as cirurgias plásticas só devem ser feitas, de fato, em pessoas que necessitam recorrer ao procedimento. “Não é aconselhável uma pessoa submeter-se a uma cirurgia sem que haja a necessidade”, pondera.

Dados

170 mil cirurgias plásticas foram realizadas em Goiás no ano passado, segundo a SBPC.

149 especialistas estão na ativa em Goiânia. A capital é a terceira em número de profissionais

9 cirurgias plásticas, em média, são realizadas todos os meses, por médico em Goiás.

1.644821









Categorias: clipping